Projeto de Extensão Universitária em Anatomia

percepção dos participantes

Autores

  • Luis Eduardo Genaro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Maria Carolina Stoco Fazanaro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • José Victor Marconato Universidade São Francisco
  • Ticiana Sidorenko de Oliveira Capote Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0003-0979-5826

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-69219

Palavras-chave:

Anatomia, Educação, Corpo humano, Extensão universistária, Museu

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção do público relacionada ao projeto de extensão “Anatomia como forma de interação entre Universidade e Comunidade” da Faculdade de Odontologia de Araraquara, UNESP. Foi disponibilizado um questionário com seis questões dissertativas para o público responder após a participação no projeto. As respostas foram analisadas por meio de uma metodologia descritiva. De acordo com os resultados obtidos no estudo, pôde-se observar que as expectativas dos participantes foram atendidas após a participação no projeto. Portanto, concluiu-se que a maior parte dos participantes ficou satisfeita, além disso, relataram que aprenderam ainda mais sobre a anatomia do corpo humano.

Downloads

Biografia do Autor

  • Luis Eduardo Genaro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia na Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araçatuba, Brasil.

  • Maria Carolina Stoco Fazanaro , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, Brasil.

  • José Victor Marconato, Universidade São Francisco

    Graduando em Medicina na Universidade São Francisco, São Paulo, Brasil.

  • Ticiana Sidorenko de Oliveira Capote, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutora em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, Brasil; professora assistente do Departamento de Morfologia e Clínica Infantil, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Referências

BRÊTAS, J. R. S.; PEREIRA, S. R. Projeto de extensão universitária: um espaço para formação profissional e promoção da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 367-380, 2007. DOI 10.1590/S1981-77462007000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/Bvpcvg9P6JqZXnBTBfq5v9h/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 27 jan. 2023.

CAPOTE, T. S. O. et al. Avaliação do grau de satisfação do público-alvo do projeto de extensão universitária “palestras e demonstrações práticas sobre anatomia humana”. In: TOLEDO, L. V. Ciências da Saúde em Debate. Ponta Grossa: Atena Editora, 2022. p. 221-229. (Coleção Ciências da Saúde em Debate v. 2).

CERRI, B. R. et al. Projeto de extensão: anatomia humana para os ensinos fundamental e médio. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP, 8., 2015, Rio Claro. Anais [...]. Rio Claro: UNESP, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/8e228638-c42a-46f2-ac15-8a5d64c36cb3/content. Acesso em: 27 jan. 2023.

CONTO, F. Interação entre o departamento de morfologia da universidade de Passo Fundo e a comunidade regional: uma atividade de extensão universitária. Revista Diálogos, Brasília, v.19, n. 1, p. 17-23, 2014. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/download/5104/3517. Acesso em: 30 jan. 2023.

COSTA, B. B. et al. Corpo humano real e fascinante: a extensão universitária como um elo integrador entre o ensino médio/profissionalizante e o superior. Revista Extendere, Mossoró, v. 1, n. 2, 2013.

CRUZ, B. P. A. et al. Extensão universitária e responsabilidade social: 20 anos de experiência de uma instituição de ensino superior. Revista de Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 3-16, 2012. DOI 10.24857/rgsa.v5i3.450. Disponível em: https://rgsa.emnuvens.com.br/rgsa/article/view/450. Acesso em: 27 jan. 2023.

DUARTE, V. S. et al. “Brincando com a fisiologia humana”: relato de uma extensão universitária. Ciência em Extensão, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 98-106, 2012. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/452. Acesso em: 30 jan. 2023.

FERREIRA, G. et al. Museu de anatomia: do ensino básico ao superior. In: SANTOS, I. L. V. L.; SILVA, C. R. C. (org.). O estudo de anatomia simples e dinâmico 3. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 90-98. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553304. Acesso em: 30 jan. 2023.

FORNAZIERO, C. C.; GIL, C. R. R. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 27, n. 2, p. 141-146, 2003. DOI 10.1590/1981-5271v27.2-009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/jWHzNCxvhVNkBcLcGgpXDRh/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 30 jan. 2023.

HALLAM, E. The anatomy museum: death and the body displayed. Reaktion Books: London, 2016.

HENNINGTON, E. A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 256-265, 2005. DOI 10.1590/S0102-311X2005000100028. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/kh3QF9YmJ6wsbQdxbYBjJBg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2023.

LIMA, V. M.; PEREIRA, K. F. Processo de formação dos monitores do museu de anatomia humana e comparativa. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 6, n. 1, 2010. DOI 10.5216/rir.v1i8.992. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20370. Acesso em: 30 jan. 2023.

PERRY, D. L. Beyond cognition and affect: the anatomy of a museum visit. In: THOMPSON, D. Visitor studies: theory, research and practice: collected papers from the 1993 Visitor Studies Conference. Novo México: Albuquerque, 1993. p. 43-47. Disponível em

https://www.informalscience.org/sites/default/files/VSA-a0a4n2-a_5730.pdf. Acesso em: 21 jan. 2023.

RIBEIRO, M. G. Museu de ciências morfológicas: um lugar diferente na Universidade Federal de Minas Gerais. História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, p. 339-348, 2005. DOI 10.1590/S0104-59702005000400017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/84MpcjHq7XzMvCqRW8XMCBD/?lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2023.

RODRIGUES, G. B. et al. A participação dos alunos no projeto de extensão “palestras e demonstrações práticas sobre anatomia humana”. In: CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP, 8., 2015, Rio Claro. Anais [...]. Rio Claro: UNESP, 2015. p. 1-4. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/142618. Acesso em: 27 jan. 2023.

SILVA, A. A. et al. O uso do biscuit como ferramenta complementar ao ensino de anatomia humana: um relato de extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 47-54, 2014. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/849. Acesso em: 27 jan. 2023.

SILVA, C. H. et al. Conhecendo a anatomia: a integração da universidade com a educação básica. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 2, 2016. DOI 10.5216/rir.v12i2.40965. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/40965. Acesso em: 30 jan. 2023.

SOUZA, N. B. et al. Extensão ou assistencialismo? Arena e atores dos programas institucionais de extensão em anatomia na Universidade Federal de Goiás. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 5, n. 2, p. 40-46, 2001.

TORRE, R. G. The importance of the sense of touch in virtual and real environments. Ieeexplore, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 24-30, 2006. DOI 10.1109/MMUL.2006.69. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/1667971. Acesso em: 30 jan. 2023.

VALLINOTO, I. M. V. C. et al. O ensino de anatomia humana como ferramenta metodológica de promoção da diminuição das disparidades sociais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

GENARO, Luis Eduardo; FAZANARO , Maria Carolina Stoco; MARCONATO, José Victor; SIDORENKO DE OLIVEIRA CAPOTE, Ticiana. Projeto de Extensão Universitária em Anatomia: percepção dos participantes . Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 170–181, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-69219. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/69219. Acesso em: 29 mar. 2025.