Neurociências para o Ensino Médio
disseminação de conhecimento científico na cidade de Santarém/PA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68818Palavras-chave:
Ciência, Metodologia ativa, Sistema nervoso, Ensino-aprendizagemResumo
As Neurociências são campos de conhecimento que procuram compreender os diferentes processos mentais e as bases subjacentes do Sistema Nervoso. Atualmente, ganharam maior enfoque por auxiliar na compreensão e na potencialização dos mecanismos de aprendizagem em diferentes níveis acadêmicos. Nesse sentido, o indivíduo jovem, na faixa de escolarização do Ensino Médio, é um ator ainda vulnerável na capacidade de tomar decisões que podem ser decorrentes da falta de conhecimento dos fenômenos que as Neurociências permitem elucidar. Assim, este projeto buscou levar para os jovens do Ensino Médio de uma escola pública do município de Santarém/Pará o conhecimento teórico e prático acerca de aplicações e conceitos das Neurociências. Para conhecer os diversos temas desta área, em cada semana abordou-se uma temática diferente que relacionava a integração do funcionamento do cérebro e do corpo. A experiência de introdução de conceitos de funcionamento do par “cérebro-mente” para esses jovens tornou a disseminação das Neurociências uma forma efetiva para popularizar essa área da ciência e os motivou a aprenderem e compreenderem a realidade dela, uma vez que a temática mescla diversas áreas do conhecimento.
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