Feira de Ciências Ambientais

uma estratégia de ensino e popularização da ciência em Marechal Deodoro/AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-68165

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Ciências Ambientais, Educação Ambiental, Ensino de Ciências

Resumo

A questão ambiental se apresenta cada vez mais como um elemento crucial para a qualidade de vida na terra, o que torna necessário formar cidadãos no que diz respeito aos conhecimentos e ao senso crítico acerca do meio ambiente, e aos aspectos e impactos que o cercam. A partir dessa premissa, desenvolveu-se o Projeto Feira de Ciências Ambientais, de Marechal Deodoro/AL, que já se consolidou em quatro edições, e com a quinta em fase de organização. Com o objetivo de apresentar os procedimentos metodológicos e os resultados relevantes do projeto nas quatro edições já realizadas, este artigo foi desenvolvido, em formato de estudo de caso. Como resultado, observou-se a geração do saber por meio de métodos ativos que possibilitaram a promoção de conhecimento acerca das ciências ambientais e a popularização das ciências no município de Marechal Deodoro e nas regiões adjacentes, focando na disseminação de conhecimentos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Santos de Melo Fiori, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal do ABC, São Paulo, Brasil; professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil.

Referências

FERREIRA, M. I. A. et al. O meio ambiente sob meu olhar: a fotografia como instrumento de educação ambiental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89781. Acesso em: 13 mar. 2024.

FIORI, A. P. S. M.; RODRIGUES, A. L.; FERREIRA, M. I. A. A feira de ciências como espaço não formal de ensino: um instrumento de aprendizagem e ampliação de conhecimentos relacionados a ciências ambientais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/67621. Acesso em: 12 mar. 2024.

FIORI, A. P. S. M. et al. A ciência através da poesia: conexões com a educação ambiental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89976. Acesso em: 13 mar. 2024.

FRANCISCO, A. M.; BARBOSA, J. S.; PUHL, C. Falhas de comunicação dentro das organizações. Revista Tecnológica da UniFatec-PR, Curitiba, v. 11, n. 1, 2020. Disponível em: http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/3. Acesso em: 13 mar. 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HARTMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/178.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. Marechal Deodoro. Governo Federal. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/al/marechal-deodoro.html. Acesso em: 13 mar. 2024.

LACERDA JUNIOR, J. C.; NORONHA, E. L. A Feira Manaus Moderna: um espaço não-formal para o ensino de Ciências. Areté, Manaus, v. 7, n. 13, p. 212-221, 2014. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2972. Acesso em: 13 mar. 2024.

NUNES, S. M. T. et al. A feira de ciências da UFCAT: a transdisciplinaridade na educação básica. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 43, p. 226-241, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5028. Acesso em: 13 mar. 2024.

PINHEIRO, A. R.; CARDOSO, S. P. O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia, Cerro Largo, v. 3, n. 1, p. 57-76, 2020. DOI 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11102. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102. Acesso em: 13 mar. 2024.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. In: BEUREN, I. M. (org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2006. p. 76-97.

RODRIGUES, A. L. et al. A construção de maquetes sustentáveis como estratégia de educação ambiental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89772. Acesso em: 13 mar. 2024.

SILVA, J. H.; BASTOS, A. L. Análise da zona costeira de Marechal Deodoro/AL: desenvolvimento turístico, populacional e sustentável. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012, Tocantins. Anais [...]. Tocantins: IFTO, 2012.

WIKIPÉDIA. Marechal Deodoro (Alagoas). Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marechal_Deodoro_(Alagoas). Acesso em: 28 jan. 23.

Publicado

07-06-2024

Como Citar

FIORI, A. P. S. de M. Feira de Ciências Ambientais: uma estratégia de ensino e popularização da ciência em Marechal Deodoro/AL. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 157–172, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-68165. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68165. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência