Estratos da popularização da ciência no Brasil à luz da pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Anderson Gomes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Washington José de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Diego José do Nascimento Rabelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Romoaldo Marroque Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-68155

Palavras-chave:

Popularização da ciência, Divulgação Científica, Pesquisa na pós-graduação stricto sensu

Resumo

Trata-se de revisão sistemática destinada a compor quadro de particularidades da popularização da ciência no Brasil, a partir de inventário da pesquisa na pós-graduação stricto sensu, pela via da distribuição espacial e sistematização por grandes áreas e áreas do conhecimento, para revelar escolhas temáticas, abordagens e lacunas. Inventariamos 32 teses e 100 dissertações por autor, título, ano, programa/área/grande área do conhecimento, nível (mestrado ou doutorado), instituição, resumo e palavras-chave em planilha Microsoft Excel, a partir da busca “popularização da ciência” no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD/Capes). Mais da metade das pesquisas situa-se na grande área Multidisciplinar. Há relação entre a oferta de cursos nessa grande área e a presença de pesquisas retornadas no CTD/Capes como popularização da ciência, ainda que com predominância em divulgação científica. Destacamos, a partir dos dados analisados, que é tímida a presença de iniciativas de popularização da ciência na pós-graduação stricto sensu, considerando que as pesquisas focam em análises de material secundário, avaliações de políticas e programas, e elaboração de materiais intramuros com restrita interatividade e dialogicidade com a sociedade.

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Biografia do Autor

Anderson Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil.

Washington José de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil; estágio pós-doutoral pela University of London, Inglaterra; professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil.

Diego José do Nascimento Rabelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil.

Romoaldo Marroque Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

07-06-2024

Como Citar

OLIVEIRA, A. G. de; SOUSA, W. J. de; RABELO, D. J. do N.; TORRES, R. M. Estratos da popularização da ciência no Brasil à luz da pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 37–61, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-68155. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68155. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais