A popularização do conhecimento matemático por meio de eventos itinerantes realizados em espaço não formal de educação

Autores

  • Marcos Francisco Borges Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rita de Cássia Pereira Borges Instituto Federal de Mato Grosso
  • Vitérico Jabur Maluf Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Josimar de Sousa Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68134

Palavras-chave:

Popularização da Matemática, Educação Básica, Exposição interativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância da realização de eventos itinerantes de popularização do conhecimento matemático. Nossa questão de investigação foi pensar se a realização de eventos itinerantes de popularização, em espaços não formais de educação, desperta nos sujeitos participantes o interesse pela matemática. O contexto de nossa investigação foi a experiência vivenciada por professores e acadêmicos do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (CEICIM) que participaram do projeto “Com Matemática se faz independência”. O objetivo do projeto foi popularizar o conhecimento matemático, promovendo a inclusão científico-tecnológica e social dos participantes por meio de atividades interativas. Os eventos do projeto foram realizados em espaços não formais de ensino, como praças públicas, por meio do oferecimento de módulos que envolviam experimentos interativos e uma exposição de matemáticos famosos. Utilizamos a metodologia qualitativa, e como fonte de coleta de dados, os vídeos e a observação. Constatamos que a apresentação da Matemática sob diferentes perspectivas, com o uso de atividades lúdicas e o estímulo ao desenvolvimento de habilidades, tornou possível, com a realização de eventos em espaços não formais de educação e eventos itinerantes, despertar nos sujeitos participantes o interesse pela matemática.

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Biografia do Autor

Marcos Francisco Borges, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil.

Rita de Cássia Pereira Borges, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Brasil.

Vitérico Jabur Maluf, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor na Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil.

Josimar de Sousa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professor na Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

BORGES, M. F.; BORGES, R. de C. P.; MALUF, V. J.; SOUSA, J. de. A popularização do conhecimento matemático por meio de eventos itinerantes realizados em espaço não formal de educação. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 35–54, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-68134. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68134. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais