Educação linguística e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

contribuições de uma experiência plurilíngue para a Agenda 2030 da ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-66918

Palavras-chave:

Educação, ODS, Plurilinguismo, Diversidade, Programas de Extensão

Resumo

O projeto de extensão “Adolescentes Poliglotas” tem por objetivo desenvolver nos participantes uma postura plurilíngue, com vistas a contribuir para a formação linguística para a diversidade dos adolescentes participantes. Este artigo visa, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a apresentar uma análise sobre o material didático e a vivência dos participantes. Foi realizado o levantamento das atividades com temática relativa aos 17 ODS. Além da descrição das atividades e do relato sobre o que foi realizado durante o primeiro semestre de 2022, este trabalho apresenta uma reflexão sobre possíveis inserções da temática dos ODS no projeto em futuras edições. Foi possível identificar a presença dos ODS 5, 10, 11, 12 e 13 em atividades específicas e a pertinência do projeto ao ODS 4. A análise também mostra que há possibilidades de ampliação e aprofundamento do tratamento dos ODS no contexto específico do curso “Adolescentes Poliglotas”.

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Biografia do Autor

Marco Antônio Nunes Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Letras na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Programa de Internacionalização (ProInt). 

Kássia Gonçalves Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora na Escola de Educação Básica dessa instituição.

Maíra Sueco Maegava Córdula, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Linguistica e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Sabrina França de Castro, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Letras na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

26-06-2023

Como Citar

NUNES JÚNIOR, M. A.; ARANTES, K. G.; CÓRDULA, M. S. M.; CASTRO, S. F. de. Educação linguística e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): contribuições de uma experiência plurilíngue para a Agenda 2030 da ONU. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 22–41, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n12023-66918. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66918. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais