A Química da Covid-19

Autores

  • Maria Suely Costa da Câmara Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carla Vanessa dos Santos Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luciano da Nóbrega Azevedo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Pedro Lemos de Almeida Júnior Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Ramon Kenned de Sousa Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-4186-8589

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66471

Palavras-chave:

Ensino de Quimica, Pandemia, Mídias sociais

Resumo

Decorrente a pandemia do SARS-CoV-2, o fechamento das instituições educacionais gerou impactos na educação. O processo de reabertura e funcionamento presencial ainda é gradual e visa à segurança, então, é partindo desse contexto, que o projeto de extensão “A Higienização no Ambiente Escolar Contra a Covid-19 por Intermédio do Ensino de Química”, foi intencionado, viabilizando uma educação emancipatória através das mídias sociais e do site do livro “A QUÍMICA DA COVID-19”. Nossa proposta preza pela divulgação científica por meio da Química, e se utiliza de uma metodologia exploratória e quali-quantitativa, sendo direcionada para o alunado e toda comunidade. Os conhecimentos químicos e as medidas preventivas e educativas que foram abordadas tanto no livro, como nas mídias socias, ajudarão aos alunos, professores e colaboradores na operacionalização das medidas de biossegurança, além de explanar a importância dos saneantes como agentes de combate. Conhecimentos químicos possuem papel fundamental nessa construção de ideias, cumprindo assim, os objetivos educacionais e sociais, favorecendo o desenvolvimento e o senso investigativo não só do alunado, mas de toda a população em geral.

Downloads

Biografia do Autor

  • Maria Suely Costa da Câmara, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; coordenadora do Projeto Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú e do Projeto de Extensão Química da Covid.

  • Carla Vanessa dos Santos Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Graduanda em Química pela Universidade Federal Rural do Pernambuco, Brasil. 

  • Luciano da Nóbrega Azevedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Graduado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

  • Pedro Lemos de Almeida Júnior, Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

    Doutor em Química pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET/IFSertãoPE).

  • Ramon Kenned de Sousa Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral nessa instituição e no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica, Espanha; professor adjunto na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Referências

ANVISA. NOTA TÉCNICA (NT) 47/2020/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA. O uso de luvas e máscaras em estabelecimentos. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br>. Acesso em: 28 Out. 2020.

AYDIN, S. A review of research on Facebook as an educational environment. Educational Technology Research and Development, 2012, 1093–1106. DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-012-9260-7.

CUNHA, C.A.; CIMERMAN, S.; WEISSMANN, L.; CHEBABO, A. Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o novo coronavírus. Sociedade Brasileira de Infectologia - SBI. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2020/03/a59>. Acesso: 19 out. 2020.

DEFILIPP, Z.; BLOOM, P. P.; HOHMANN, E. L.; eat al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. Letter published on March 17, 2020. The new england journal of medicine. DOI: 10.1056/NEJMc2004973. Disponível em: <https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2004973?query=featured_home#article_citing_articles>. Acesso em: 26 Out. 2020.

ERARSLAN, A. Instagram as an Education Platform for EFL Learners. Jornal Online Turco de Tecnologia Educacional - TOJET, v18 n3 p54-69 julho de 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1223776. Acesso em: 29 Set. 2020.

FONSECA, E.M.; FRANCO, R.M. Em tempos de Coronavírus: reflexões sobre a pandemia e possibilidades de abordagem no Ensino de Ciências a partir da Educação CTS. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020. ISSN 2525-3409. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5946.

GOOGLE. Clear Google Drive space & increase storage. 2017. Disponível em: https://support.google.com/drive/answer/6374270?src=soctw. Acesso em: 29 Set. 2020.

GOVERNO DE PERNAMBUCO. DECRETO Nº 49.017. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, 2020.

HOFMANN, A. Rahmenhygieneplan für Schulen und sonstige Ausbildungseinrichtungen. 2018. Berl: [s.n.].

KAMPF, G.; TODT, D.; PFAENDER, S.; STEINMANN, E. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. J. Hosp Infect. 2020 Mar;104(3):246-251. doi: 10.1016/j.jhin.2020.01.022.

LANDESZENTRUM GESUNDHEIT NORDRHEIN-WESTFALEN. Rahmen-Hygieneplan für Schulen und sonstige Ausbildungseinrichtungen für Kinder und Jugendliche. [s.l.] LZG.NRW, 2018.

LIMA, M. L. S. O.; ALMEIDA, R. K. S.; FONSECA, F. S. A.; GONÇALVES, C. C. S. A química dos Saneantes em tempos de COVID-19: você sabe como isso funciona?, Química Nova, v. 43, n. 5, p. 668-678, 2020.

LUIGI, R.; SENHORAS, E. M. “O novo coronavírus e a importância das Organizações Internacionais”. Nexo Jornal [17/03/2020]. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br. Acesso 28 Ago. 2020.

MANCA, S.; RANIERI, M. Facebook and the others. Potentials and obstacles of Social Media for teaching in higher education. Computers and Education, 2016, 216–230. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2016.01.012

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS – BR). Coronavírus: COVID-19. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em: 16 de Set. de 2020.

OLIVEIRA, G.W.B.; JACINSKI, L. Desenvolvimento de um questionário para coleta e análise de dados de uma pesquisa, em substituição ao modelo Google Forms. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2017.

OMS ‎2020‎. Estrategias de vigilancia de la infección humana por el virus de la COVID-19: Orientaciones provisionales. 10 de mayo de 2020. Organización Mundial de la Salud. https://apps.who.int/iris/handle/10665/332093.

OPAS/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. 2020a. Disponível em: <https://url.gratis/4FAP4>. Acesso: 03 de Out. de 2020.

OPAS/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Folha informativa – COVID-19, 2020b. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso: 16 de Out. de 2020.

PEW RESEARCH CENTER. Social Media Fact Sheet. June 12, 2019. Disponível em: <https://www.pewresearch.org/internet/fact-sheet/social-media/>. Acesso em: 03 Nov. 2020.

SANTANA, A. M.; SANTOS, V. L.; SILVA, C. L. O Tema Transversal Pluralidade Cultural Aplicado Na Escola Manoel Bandeira Em Alta Floresta/Mt. REFAF. v. 4, n. 1, 2015.

SENHORAS, E. M. CORONAVÍRUS E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS IMPACTOS ASSIMÉTRICOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, may 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945. Acesso em: 31 Ago. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3828085.

SOARES, L.; SHOEN, T.H. Medidas de prevenção à Covid-19 no retorno às aulas: Protocolo de 13 países. SciELO Preprint. Submissão 2020-08-09. Doi: 10.1590/SciELOPreprints.1082.

UNESCO. COVID-19 Impact on Education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 28 Ago. 2020.

UNICEF; WHO; IFRC. Key Messages and Actions for Prevention and Control in Schools. Unicef. March, 2020. Disponível em: https://url.gratis/5uxma. Acesso 28 Ago. 2020.

VIEIRA, L.; RICCI, M. C. C. A Educação em Tempos de Pandemia: Soluções Emergenciais pelo Mundo. OEMESC - EDITORIAL DE ABRIL/2020. Disponível em: <https://url.gratis/dUOGZ>. Acesso em: 01 Nov. 2020.

WHO. Considerations for school-related public health measures in the context of Annex to Considerations in adjusting public health and social measures in the context of COVID-19. 2020.

Downloads

Publicado

16-01-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

CÂMARA, Maria Suely Costa da; SILVA, Carla Vanessa dos Santos; AZEVEDO, Luciano da Nóbrega; ALMEIDA JÚNIOR, Pedro Lemos de; ALMEIDA, Ramon Kenned de Sousa. A Química da Covid-19. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 131–150, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-66471. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66471. Acesso em: 8 abr. 2025.