A Química da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66471Palavras-chave:
Ensino de Quimica, Pandemia, Mídias sociaisResumo
Decorrente a pandemia do SARS-CoV-2, o fechamento das instituições educacionais gerou impactos na educação. O processo de reabertura e funcionamento presencial ainda é gradual e visa à segurança, então, é partindo desse contexto, que o projeto de extensão “A Higienização no Ambiente Escolar Contra a Covid-19 por Intermédio do Ensino de Química”, foi intencionado, viabilizando uma educação emancipatória através das mídias sociais e do site do livro “A QUÍMICA DA COVID-19”. Nossa proposta preza pela divulgação científica por meio da Química, e se utiliza de uma metodologia exploratória e quali-quantitativa, sendo direcionada para o alunado e toda comunidade. Os conhecimentos químicos e as medidas preventivas e educativas que foram abordadas tanto no livro, como nas mídias socias, ajudarão aos alunos, professores e colaboradores na operacionalização das medidas de biossegurança, além de explanar a importância dos saneantes como agentes de combate. Conhecimentos químicos possuem papel fundamental nessa construção de ideias, cumprindo assim, os objetivos educacionais e sociais, favorecendo o desenvolvimento e o senso investigativo não só do alunado, mas de toda a população em geral.
Downloads
Referências
ANVISA. NOTA TÉCNICA (NT) 47/2020/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA. O uso de luvas e máscaras em estabelecimentos. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br>. Acesso em: 28 Out. 2020.
AYDIN, S. A review of research on Facebook as an educational environment. Educational Technology Research and Development, 2012, 1093–1106. DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-012-9260-7.
CUNHA, C.A.; CIMERMAN, S.; WEISSMANN, L.; CHEBABO, A. Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o novo coronavírus. Sociedade Brasileira de Infectologia - SBI. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2020/03/a59>. Acesso: 19 out. 2020.
DEFILIPP, Z.; BLOOM, P. P.; HOHMANN, E. L.; eat al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. Letter published on March 17, 2020. The new england journal of medicine. DOI: 10.1056/NEJMc2004973. Disponível em: <https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2004973?query=featured_home#article_citing_articles>. Acesso em: 26 Out. 2020.
ERARSLAN, A. Instagram as an Education Platform for EFL Learners. Jornal Online Turco de Tecnologia Educacional - TOJET, v18 n3 p54-69 julho de 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1223776. Acesso em: 29 Set. 2020.
FONSECA, E.M.; FRANCO, R.M. Em tempos de Coronavírus: reflexões sobre a pandemia e possibilidades de abordagem no Ensino de Ciências a partir da Educação CTS. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020. ISSN 2525-3409. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5946.
GOOGLE. Clear Google Drive space & increase storage. 2017. Disponível em: https://support.google.com/drive/answer/6374270?src=soctw. Acesso em: 29 Set. 2020.
GOVERNO DE PERNAMBUCO. DECRETO Nº 49.017. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, 2020.
HOFMANN, A. Rahmenhygieneplan für Schulen und sonstige Ausbildungseinrichtungen. 2018. Berl: [s.n.].
KAMPF, G.; TODT, D.; PFAENDER, S.; STEINMANN, E. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. J. Hosp Infect. 2020 Mar;104(3):246-251. doi: 10.1016/j.jhin.2020.01.022.
LANDESZENTRUM GESUNDHEIT NORDRHEIN-WESTFALEN. Rahmen-Hygieneplan für Schulen und sonstige Ausbildungseinrichtungen für Kinder und Jugendliche. [s.l.] LZG.NRW, 2018.
LIMA, M. L. S. O.; ALMEIDA, R. K. S.; FONSECA, F. S. A.; GONÇALVES, C. C. S. A química dos Saneantes em tempos de COVID-19: você sabe como isso funciona?, Química Nova, v. 43, n. 5, p. 668-678, 2020.
LUIGI, R.; SENHORAS, E. M. “O novo coronavírus e a importância das Organizações Internacionais”. Nexo Jornal [17/03/2020]. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br. Acesso 28 Ago. 2020.
MANCA, S.; RANIERI, M. Facebook and the others. Potentials and obstacles of Social Media for teaching in higher education. Computers and Education, 2016, 216–230. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2016.01.012
MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS – BR). Coronavírus: COVID-19. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em: 16 de Set. de 2020.
OLIVEIRA, G.W.B.; JACINSKI, L. Desenvolvimento de um questionário para coleta e análise de dados de uma pesquisa, em substituição ao modelo Google Forms. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2017.
OMS 2020. Estrategias de vigilancia de la infección humana por el virus de la COVID-19: Orientaciones provisionales. 10 de mayo de 2020. Organización Mundial de la Salud. https://apps.who.int/iris/handle/10665/332093.
OPAS/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. 2020a. Disponível em: <https://url.gratis/4FAP4>. Acesso: 03 de Out. de 2020.
OPAS/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Folha informativa – COVID-19, 2020b. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso: 16 de Out. de 2020.
PEW RESEARCH CENTER. Social Media Fact Sheet. June 12, 2019. Disponível em: <https://www.pewresearch.org/internet/fact-sheet/social-media/>. Acesso em: 03 Nov. 2020.
SANTANA, A. M.; SANTOS, V. L.; SILVA, C. L. O Tema Transversal Pluralidade Cultural Aplicado Na Escola Manoel Bandeira Em Alta Floresta/Mt. REFAF. v. 4, n. 1, 2015.
SENHORAS, E. M. CORONAVÍRUS E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS IMPACTOS ASSIMÉTRICOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, may 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945. Acesso em: 31 Ago. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3828085.
SOARES, L.; SHOEN, T.H. Medidas de prevenção à Covid-19 no retorno às aulas: Protocolo de 13 países. SciELO Preprint. Submissão 2020-08-09. Doi: 10.1590/SciELOPreprints.1082.
UNESCO. COVID-19 Impact on Education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 28 Ago. 2020.
UNICEF; WHO; IFRC. Key Messages and Actions for Prevention and Control in Schools. Unicef. March, 2020. Disponível em: https://url.gratis/5uxma. Acesso 28 Ago. 2020.
VIEIRA, L.; RICCI, M. C. C. A Educação em Tempos de Pandemia: Soluções Emergenciais pelo Mundo. OEMESC - EDITORIAL DE ABRIL/2020. Disponível em: <https://url.gratis/dUOGZ>. Acesso em: 01 Nov. 2020.
WHO. Considerations for school-related public health measures in the context of Annex to Considerations in adjusting public health and social measures in the context of COVID-19. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Suely Costa da Câmara, Carla Vanessa dos Santos Silva, Luciano da Nóbrega Azevedo, Pedro Lemos de Almeida Júnior, Ramon Kenned de Sousa Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.