A Química da Covid-19

Autores

  • Maria Suely Costa da Câmara Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carla Vanessa dos Santos Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luciano da Nóbrega Azevedo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Pedro Lemos de Almeida Júnior Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Ramon Kenned de Sousa Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-4186-8589

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66471

Palavras-chave:

Ensino de Quimica, Pandemia, Mídias sociais

Resumo

Decorrente a pandemia do SARS-CoV-2, o fechamento das instituições educacionais gerou impactos na educação. O processo de reabertura e funcionamento presencial ainda é gradual e visa à segurança, então, é partindo desse contexto, que o projeto de extensão “A Higienização no Ambiente Escolar Contra a Covid-19 por Intermédio do Ensino de Química”, foi intencionado, viabilizando uma educação emancipatória através das mídias sociais e do site do livro “A QUÍMICA DA COVID-19”. Nossa proposta preza pela divulgação científica por meio da Química, e se utiliza de uma metodologia exploratória e quali-quantitativa, sendo direcionada para o alunado e toda comunidade. Os conhecimentos químicos e as medidas preventivas e educativas que foram abordadas tanto no livro, como nas mídias socias, ajudarão aos alunos, professores e colaboradores na operacionalização das medidas de biossegurança, além de explanar a importância dos saneantes como agentes de combate. Conhecimentos químicos possuem papel fundamental nessa construção de ideias, cumprindo assim, os objetivos educacionais e sociais, favorecendo o desenvolvimento e o senso investigativo não só do alunado, mas de toda a população em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Suely Costa da Câmara, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; coordenadora do Projeto Feira de Ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú e do Projeto de Extensão Química da Covid.

Carla Vanessa dos Santos Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Química pela Universidade Federal Rural do Pernambuco, Brasil. 

Luciano da Nóbrega Azevedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Pedro Lemos de Almeida Júnior, Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutor em Química pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET/IFSertãoPE).

Ramon Kenned de Sousa Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral nessa instituição e no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica, Espanha; professor adjunto na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Referências

ANVISA. NOTA TÉCNICA (NT) 47/2020/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA. O uso de luvas e máscaras em estabelecimentos. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br>. Acesso em: 28 Out. 2020.

AYDIN, S. A review of research on Facebook as an educational environment. Educational Technology Research and Development, 2012, 1093–1106. DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-012-9260-7.

CUNHA, C.A.; CIMERMAN, S.; WEISSMANN, L.; CHEBABO, A. Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o novo coronavírus. Sociedade Brasileira de Infectologia - SBI. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2020/03/a59>. Acesso: 19 out. 2020.

DEFILIPP, Z.; BLOOM, P. P.; HOHMANN, E. L.; eat al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. Letter published on March 17, 2020. The new england journal of medicine. DOI: 10.1056/NEJMc2004973. Disponível em: <https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2004973?query=featured_home#article_citing_articles>. Acesso em: 26 Out. 2020.

ERARSLAN, A. Instagram as an Education Platform for EFL Learners. Jornal Online Turco de Tecnologia Educacional - TOJET, v18 n3 p54-69 julho de 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1223776. Acesso em: 29 Set. 2020.

FONSECA, E.M.; FRANCO, R.M. Em tempos de Coronavírus: reflexões sobre a pandemia e possibilidades de abordagem no Ensino de Ciências a partir da Educação CTS. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020. ISSN 2525-3409. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5946.

GOOGLE. Clear Google Drive space & increase storage. 2017. Disponível em: https://support.google.com/drive/answer/6374270?src=soctw. Acesso em: 29 Set. 2020.

GOVERNO DE PERNAMBUCO. DECRETO Nº 49.017. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, 2020.

HOFMANN, A. Rahmenhygieneplan für Schulen und sonstige Ausbildungseinrichtungen. 2018. Berl: [s.n.].

KAMPF, G.; TODT, D.; PFAENDER, S.; STEINMANN, E. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. J. Hosp Infect. 2020 Mar;104(3):246-251. doi: 10.1016/j.jhin.2020.01.022.

LANDESZENTRUM GESUNDHEIT NORDRHEIN-WESTFALEN. Rahmen-Hygieneplan für Schulen und sonstige Ausbildungseinrichtungen für Kinder und Jugendliche. [s.l.] LZG.NRW, 2018.

LIMA, M. L. S. O.; ALMEIDA, R. K. S.; FONSECA, F. S. A.; GONÇALVES, C. C. S. A química dos Saneantes em tempos de COVID-19: você sabe como isso funciona?, Química Nova, v. 43, n. 5, p. 668-678, 2020.

LUIGI, R.; SENHORAS, E. M. “O novo coronavírus e a importância das Organizações Internacionais”. Nexo Jornal [17/03/2020]. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br. Acesso 28 Ago. 2020.

MANCA, S.; RANIERI, M. Facebook and the others. Potentials and obstacles of Social Media for teaching in higher education. Computers and Education, 2016, 216–230. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2016.01.012

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS – BR). Coronavírus: COVID-19. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em: 16 de Set. de 2020.

OLIVEIRA, G.W.B.; JACINSKI, L. Desenvolvimento de um questionário para coleta e análise de dados de uma pesquisa, em substituição ao modelo Google Forms. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2017.

OMS ‎2020‎. Estrategias de vigilancia de la infección humana por el virus de la COVID-19: Orientaciones provisionales. 10 de mayo de 2020. Organización Mundial de la Salud. https://apps.who.int/iris/handle/10665/332093.

OPAS/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. 2020a. Disponível em: <https://url.gratis/4FAP4>. Acesso: 03 de Out. de 2020.

OPAS/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Folha informativa – COVID-19, 2020b. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso: 16 de Out. de 2020.

PEW RESEARCH CENTER. Social Media Fact Sheet. June 12, 2019. Disponível em: <https://www.pewresearch.org/internet/fact-sheet/social-media/>. Acesso em: 03 Nov. 2020.

SANTANA, A. M.; SANTOS, V. L.; SILVA, C. L. O Tema Transversal Pluralidade Cultural Aplicado Na Escola Manoel Bandeira Em Alta Floresta/Mt. REFAF. v. 4, n. 1, 2015.

SENHORAS, E. M. CORONAVÍRUS E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS IMPACTOS ASSIMÉTRICOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, may 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao/2945. Acesso em: 31 Ago. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3828085.

SOARES, L.; SHOEN, T.H. Medidas de prevenção à Covid-19 no retorno às aulas: Protocolo de 13 países. SciELO Preprint. Submissão 2020-08-09. Doi: 10.1590/SciELOPreprints.1082.

UNESCO. COVID-19 Impact on Education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 28 Ago. 2020.

UNICEF; WHO; IFRC. Key Messages and Actions for Prevention and Control in Schools. Unicef. March, 2020. Disponível em: https://url.gratis/5uxma. Acesso 28 Ago. 2020.

VIEIRA, L.; RICCI, M. C. C. A Educação em Tempos de Pandemia: Soluções Emergenciais pelo Mundo. OEMESC - EDITORIAL DE ABRIL/2020. Disponível em: <https://url.gratis/dUOGZ>. Acesso em: 01 Nov. 2020.

WHO. Considerations for school-related public health measures in the context of Annex to Considerations in adjusting public health and social measures in the context of COVID-19. 2020.

Downloads

Publicado

16-01-2023

Como Citar

CÂMARA, M. S. C. da; SILVA, C. V. dos S.; AZEVEDO, L. da N.; ALMEIDA JÚNIOR, P. L. de; ALMEIDA, R. K. de S. A Química da Covid-19. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 131–150, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-66471. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66471. Acesso em: 11 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência