Covid-19 e a teleducação em saúde

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66465

Palavras-chave:

Educação em saúde, Telemedicina, Atenção Primária , Coronavírus, Isolamento social

Resumo

O objetivo deste texto é relatar a experiência de educação em saúde realizada por tele acompanhamento a pacientes com suspeita de Covid-19 na Atenção Primária à Saúde, realizado na Unidade Básica de Saúde Novo Horizonte, em Teresina, Piauí, entre julho e dezembro de 2019. Durante o processo, foram acompanhados 504 pacientes, com cumprimento de requisitos para casos suspeitos de Covid-19 e seus respectivos contatos por meio da valorização da teleducação em saúde como um instrumento viável no combate à pandemia. Entretanto, essa prática apresenta grandes desafios, que serão discutidos neste texto a fim de constatar que o processo de educação em saúde, seja presencial ou à distância, é uma ferramenta que viabiliza a promoção e a prevenção da saúde, e que a Enfermagem exerce um papel fundamental nesse novo modo de trabalho surgido em contexto de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Pereira Marinelli, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil; professora titular no  Colégio Técnico de Teresina da  Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Nayra da Costa e Silva Rego, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecologia pela Universidade Federal do Piauí, Brasil; professora titular no Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Khelyane Mesquita de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Brasil; professora titular no Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Malvina Thais Pacheco Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora titular no Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Referências

ARAÚJO, A. D. I. R.; ARRUDA, L. S. N. S. Tele-service as monitoring tool for suspected and/or confirmed cases of COVID-19. Brazilian Journals of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 8, p. 57.807-57.815, 2020. Doi: 10.34117/bjdv6n8-259. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14954. Acesso em: 21 nov. 2022.

BRAGA, K. L. et al. Integrative review: successful experiences in health education. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 187-199, 2021. Doi: 10.47681/rca.v6i1.41415. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/41415/24049. Acesso em: 21 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública – COE-COVID-19. Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19). Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/notas-tecnicas/2021/plano-de-contingencia-covid-coe-1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

BRASIL. Portaria n° 467, de 20 de março de 2020. Dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional previstas no art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epidemia de COVID-19. Diário Oficial, Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20467-20-ms.htm. Acesso em: 25 nov. 2022.

CARDONA-JÚNIOR, A. H. S.; ANDRADE, C. W. Q.; CALDAS, L. N. M. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS em Revista, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 137-141, 2020. Doi: 10.14295/aps.v2i2.92. Disponível em: https://www.apsemrevista.org/aps/article/view/92/63. Acesso em: 13 nov. 2021.

CARNEIRO, A. C. et al. Health promotion education in the context of primary care. Pan American Journal of Public Health, Washington, v. 31, n. 2, p. 115-120, 2012. Doi: 10.1590/s1020-49892012000200004. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/22522873. Acesso em: 15 nov. 2021.

JAPIANCE, R. B.; RACHED, C. D. A. How can the family health strategy be considered a tool to support the fight against Covid. Scielo preprints, São Paulo, 2020. Doi: 10.1590/SciELOPreprints.229. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/229. Acesso em: 29 out. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios no Brasil. Tecnologia da Informação e Comunicação. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

LIMA, B. F. C. et al. As Dimensões do cuidado no processo de trabalho dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde. BEPA, São Paulo, v. 17, n. 202, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/34259. Acesso em: 21 nov. 2022.

MACHADO, E. S. Pelos caminhos de Alice: vivências na Educomunicação e a dialogicidade no Educom.TV. 2008. 150f . Tese (Doutorado em Comunicações e Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-31082015-144647/publico/ElianySalvatierraMachado.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.

OLIVEIRA, I. B. et al. Innovative actions developed by nurses in primary health care. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 75, n. 1, 2021. Doi: 10.1590/0034-7167-2020-0782. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/nWWYM4BFXmwMqRcbZVv7QBF/abstract/?lang=en. Acesso em: 13 nov. 2021.

PAIANO, M. et al. Mental health of healthcare professionals in China during the new coronavirus pandemic: an integrative review. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 73, 2020. Doi: 10.1590/0034-7167-2020-0338. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/fVpnLtzZYxs5DN7ZYQyhbFF/abstract/?lang=en. Acesso em: 29 out. 2021.

SANTOS, R. S. et al. Equipes de aprendizagem ativa na educação em saúde: ensino-serviço-comunidade na prevenção da contaminação por Covid-19. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, 2021. Doi: 10.1590/interface.210047. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/xGVfRWNHMD5mMMh8sL8Tmjb/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2021.

SOARES, I. O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, A. C. A. Educomunicação e cidadania na América Latina: a interface comunicação/educação a partir das práticas sociais no continente: um estudo de caso das políticas públicas na Argentina e no Brasil. 2012. 214f. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-22102012-124009/pt-br.php. Acesso em: 29 maio 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Operational considerations for case management of Covid-19 in health facility and community: interim guidance. 2020. Disponível em: http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/technical-guidance/2020/operational-considerations-for-case-management-of-covid-19-in-health-facility-and-community-interim-guidance,-19-march-2020. Acesso em: 29 maio 2021.

Downloads

Publicado

16-01-2023

Como Citar

MARINELLI, N. P.; REGO, N. da C. e S.; CARVALHO, K. M. de; RODRIGUES, M. T. P. Covid-19 e a teleducação em saúde: um relato de experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 108–118, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-66465. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66465. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência