Economia no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP)

relato de experiência de graduandos junto a secundaristas

Autores

  • Rubia Cristina Wegner Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Pereira Fernandes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4550-8564
  • Julia Nascimento de Carvalho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marina da Penha Oliveira da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66207

Palavras-chave:

CIEP, Economia, Extensão

Resumo

O objetivo deste texto é contribuir com a elucidação do papel da Economia na extensão, bem como da extensão na Economia, visto o baixo número de produção acadêmica acerca de projetos de extensão dentro do curso. O projeto apresentado é voltado para o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Seropédica e para como essa experiência se torna importante para o desenvolvimento intelectual desses jovens que buscam ingressar no ensino superior, ao considerar a possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na área de economia dentro das escolas de ensino fundamental e médio. A metodologia utilizada é a execução do projeto de extensão, apresentado por meio de descrição das atividades realizadas e da experiência do ensino, pesquisa e extensão ocorridas entre coordenadores e alunos de graduação em Economia da UFRR, como reuniões e desenvolvimento dos materiais de divulgação, com o intuito de destacar a possível interação entre a equipe do projeto de extensão e alunos do CIEP Maria Joaquina de Oliveira. O principal resultado encontrado foi a transformação social a partir da promoção do acesso ao conhecimento. Como aplicação, também se destaca a continuidade de realização de projetos de extensão em outras escolas públicas.

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Biografia do Autor

Rubia Cristina Wegner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Economia da Indústria e da Tecnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil;  professora no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

Marcelo Pereira Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professor associado  da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Padrões Históricos do Desenvolvimento Econômico da América do Sul e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais.

Julia Nascimento de Carvalho , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

Marina da Penha Oliveira da Silva , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil. 

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Publicado

16-01-2023

Como Citar

WEGNER, R. C.; FERNANDES, M. P.; CARVALHO , J. N. de; SILVA , M. da P. O. da. Economia no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP): relato de experiência de graduandos junto a secundaristas. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 179–194, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-66207. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66207. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência