Economia no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP)

relato de experiência de graduandos junto a secundaristas

Autores

  • Rubia Cristina Wegner Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Pereira Fernandes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4550-8564
  • Julia Nascimento de Carvalho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marina da Penha Oliveira da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66207

Palavras-chave:

CIEP, Economia, Extensão

Resumo

O objetivo deste texto é contribuir com a elucidação do papel da Economia na extensão, bem como da extensão na Economia, visto o baixo número de produção acadêmica acerca de projetos de extensão dentro do curso. O projeto apresentado é voltado para o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do município de Seropédica e para como essa experiência se torna importante para o desenvolvimento intelectual desses jovens que buscam ingressar no ensino superior, ao considerar a possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na área de economia dentro das escolas de ensino fundamental e médio. A metodologia utilizada é a execução do projeto de extensão, apresentado por meio de descrição das atividades realizadas e da experiência do ensino, pesquisa e extensão ocorridas entre coordenadores e alunos de graduação em Economia da UFRR, como reuniões e desenvolvimento dos materiais de divulgação, com o intuito de destacar a possível interação entre a equipe do projeto de extensão e alunos do CIEP Maria Joaquina de Oliveira. O principal resultado encontrado foi a transformação social a partir da promoção do acesso ao conhecimento. Como aplicação, também se destaca a continuidade de realização de projetos de extensão em outras escolas públicas.

Biografia do Autor

  • Rubia Cristina Wegner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Economia da Indústria e da Tecnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil;  professora no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Marcelo Pereira Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professor associado  da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Padrões Históricos do Desenvolvimento Econômico da América do Sul e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais.

  • Julia Nascimento de Carvalho , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Marina da Penha Oliveira da Silva , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil. 

Referências

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Publicado

16-01-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Economia no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP): relato de experiência de graduandos junto a secundaristas. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 179–194, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-66207. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66207. Acesso em: 5 mar. 2025.