Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e a educação em direitos nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-64071Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação em direitos, Extensão universitária, Extensão e DireitoResumo
Uma das etapas do projeto de extensão “Como usar o Direito”, realizado em Porto Seguro, Bahia, foi identificar metodologias de educação em direitos em escolas, a fim de aproveitá-las no planejamento de atividades posteriores. Para tanto, foram pesquisados os artigos publicados nos Anais dos Congressos Brasileiros de Extensão Universitária, desde 2012, na área Direitos Humanos e Justiça. Foram identificados treze artigos, sobretudo das regiões Norte, Sul e Sudeste, sobre os seguintes temas: educação em direitos humanos, bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente, violências, racismo, desigualdade social, sexualidade, relações familiares, justiça restaurativa, substâncias psicotrópicas ilícitas, cultura da paz, dentre outros. Em geral, os projetos se caracterizam pela interdisciplinaridade. Alguns exibem filmes e outros contam com a participação de outras instituições e profissionais. Enfrentam os desafios de condições materiais impróprias para execução, a necessidade de adequação da linguagem jurídica ao público específico e a ambivalência dos direitos que tanto podem servir à emancipação quanto à disciplina. Embora os relatos apontem o sucesso dos projetos, seria útil se oferecessem também mais informações sobre os métodos, as técnicas e os materiais para a realização das atividades, bem como sobre os conceitos de ensino e extensão que fundamentam os projetos.
Downloads
Referências
ADORNO, S. Os aprendizes do poder: o bacharelismo liberal na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
BEZERRA, C. L. P. A. M. et al. A relevância de debates sobre bullying no ambiente escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 8., 2018, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2018. p. 1672-1680. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oczwhpj2tqFbXdVi9exVgP8UcXAEz_ZF/view. Acesso em: 11 ago. 2021.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 11 ago. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução MEC/CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014 - 2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 11 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm#:~:text=1%C2%BA%20%C3%89%20aprovado%20o%20Plano,Art. Acesso em: 11 ago. 2021.
CAVALCANTE, K. G. L.; FERREIRA, T. F.; OLIVEIRA, R. C. L. Justiça Restaurativa nas escolas: relato de experiência a partir da extensão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 8., 2018, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2018. p. 1909-1919. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oczwhpj2tqFbXdVi9exVgP8UcXAEz_ZF/view. Acesso em: 11 ago. 2021.
CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: UFOP, 2016. Disponível em: https://cbeu.ufop.br/anais. Acesso em: 11 ago. 2021.
FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso dado no College de France (1977-1978). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999.
FURTADO, S. F.; ATAIDE, M. Projeto educação, formação e prevenção ao uso de drogas na escola: a experiência extensionista na escola Dr. Aníbal Duarte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 8., 2018, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2018. p. 2285-2296. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oczwhpj2tqFbXdVi9exVgP8UcXAEz_ZF/view. Acesso em: 11 ago. 2021.
MARANZANO, P. A. P.; RODRIGUES, F.; COSTA, L. E. S. Direitos Fundamentais se aprendem na escola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 5., 2012, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUCRS, 2012. p. 37-40. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/Ebooks//Web/978-85-397-0173-5/Sumario/3.1.2.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.
NASCIMENTO, G. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
NEVES, M. A constitucionalização simbólica. São Paulo: Acadêmica, 1994.
PRAIA, A. L. C.; PANTOJA, V. D.; COSTA, A. C. R. Projeto Infância em Tela: o cinema como caminho para a discussão dos direitos de crianças e adolescentes em Belém/PA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 8., 2018, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2018. p. 1435-1446. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oczwhpj2tqFbXdVi9exVgP8UcXAEz_ZF/view. Acesso em: 11 ago. 2021.
ROSA, E. C. S.; TERRA, E. L.; PESSÔA, E. M. Programa implementando Cultura de Paz: comunicação para cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 6., 2014, Belém. Anais [...]. Belém: UFPA, 2014. p. 251- 255.
ROCHA, G.; SOUZA, J.; MERCÊS, T. Empoderando as escolas públicas de Belém-PA para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes – ações de extensionistas desenvolvidas no ano de 2013 no município de Belém-PA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 6., 2014, Belém. Anais [...]. Belém: UFPA, 2014. p. 291-295.
RODRIGUES, M. M.; MANCUZO, C. S. A. C. Educação em direitos humanos: a cidadania como parâmetro de análise. Em Extensão, Uberlândia, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20470. Acesso em: 22 dez. 2021.
SANTOS, J. C. B. M.; CAVALCANTE, B. N. S.; MORAES, K. S. Assessoria Jurídica universitária popular em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 6., 2014, Belém. Anais [...]. Belém: UFPA, 2014. p. 384-388.
SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, W. T.; SANTOS, A. R.; SILVA, A. C. Q. A diversidade étnico racial como parte das reflexões do projeto “Debate, Café e Cinema”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 8., 2018, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2018. p. 386-390. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oczwhpj2tqFbXdVi9exVgP8UcXAEz_ZF/view. Acesso em: 11 ago. 2021.
SILVA, C. R. R.; SANTOS, S. A.; TEIXEIRA, C. M. Educação, gênero e direitos humanos: o estudo da temática de gênero como projeto de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 8., 2018, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2018. p. 1858-1867. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oczwhpj2tqFbXdVi9exVgP8UcXAEz_ZF/view. Acesso em: 11 ago. 2021.
SOUZA, I. C. A.; GONÇALVES, A. L. O incentivo à leitura na educação infantil: uma apresentação das contribuições do projeto “leitura um caminho para a cidadania” na comunidade do Barreiro em Belo Horizonte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 6., 2014, Belém. Anais [...]. Belém: UFPA, 2014. p. 136- 140.
TEIXEIRA, J. O. Direito, cinema e educação: trinômio eficiente na formação em Direitos Humanos de adolescentes moradores de comunidades marginalizadas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 6., 2014, Belém. Anais [...]. Belém: UFPA, 2014. p. 157-161.
TORRES, K. B. V. et al. Inclusão das mulheres nas ciências e tecnologia: ações voltadas para a educação básica. Expressa Extensão, Pelotas, v. 22, n. 2, 2017. Doi: 10.15210/ee.v22i2.11847. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/11847. Acesso em: 22 dez. 2021.
TOSI, G.; ZENAIDE, M. N. T. Os direitos humanos na Educação superior no Brasil: história, tendências e desafios. In: RODINO, A. M. et al. Cultura e educação em direitos humanos na América Latina. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014. p. 163-219. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wp-content/uploads/2016/07/EBOOK-Cultura-e-EDH-Am%C3%A9rica-Latina_Miolo_02-05-16.pdf. Acesso em: 22 dez. 2021.
WOLKMER, A. C. História do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lidyane Maria Ferreira de Souza, Iagda de Jesus Coelho, Tracy Cristiane Soares dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.