O projeto "Banca da Ciência", o lazer e o tráfego interseccional em tempos de pandemia

Autores

  • Cathia Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luis Paulo de Carvalho Piassi Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-4423-180X
  • Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-63022

Palavras-chave:

Banca da Ciência, Lazer, Interseccionalidade

Resumo

Partindo do princípio da esfera educativa do lazer e de sua potência no eixo da extensão, esse texto tem como proposta  compartilhar sobre o projeto “Banca da Ciência”, as conexões com o lazer e com os fluxos interseccionais de gênero, raça e classe. Para tal exercício, recorremos a uma metodologia de revisão da literatura, recortando as publicações em torno do projeto, do lazer e da intersecção de gênero, raça e classe, bem como, um relato de experiência em conexão com as práticas remotas realizadas em 2020, na pandemia, pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Salto. Identificamos que o projeto “Banca da Ciência” possui um currículo que expressa, em suas diferentes facetas, compreensões interseccionais sobre a desconstrução de identidades, reflexões em torno dos direitos sociais e estereótipos de gênero, das possibilidades educativas para e pelo lazer, e promove acesso a conhecimentos diversos.

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Biografia do Autor

Cathia Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, com período sanduíche na Universidade de Aveiro, Portugal; estágio pós-doutoral em Estudos Culturais na Universidade de São Paulo, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Salto, Brasil; membro do Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer (ORICOLE/UFMG) e do Grupo Multidisciplinar de Estudos de Linguagens e Manifestações Culturais (LIMC/IFSP).  

Luis Paulo de Carvalho Piassi, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades na mesma instituição; líder do Grupo de Pesquisa Interfaces e Núcleos Temáticos de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade e do projeto "Banca da Ciência".

Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista, Universidade de Aveiro

Doutora em Cultura pela Universidade de Aveiro, Portugal; livre-docente na Universidade do Minho, Portugal; professora do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal.

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Publicado

30-10-2021

Como Citar

ALVES, C.; PIASSI, L. P. de C.; BAPTISTA, M. M. R. T. O projeto "Banca da Ciência", o lazer e o tráfego interseccional em tempos de pandemia. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 212–228, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-63022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/63022. Acesso em: 22 dez. 2024.