Projeto “Na Lida da Vida”

relato de experiência de orientação para o trabalho com estudantes concludentes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62500

Palavras-chave:

Estudantes concludentes, Orientação para o trabalho, Psicologia

Resumo

Este texto apresenta experiências desenvolvidas no projeto de extensão “Na Lida da Vida: orientação para o trabalho e promoção da saúde do trabalhador”, que envolve docentes e discentes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA/UFC). O projeto, criado em 2019, visa promover ações de orientação para o trabalho e de prevenção e promoção em saúde do trabalhador ao público de jovens em processo de inserção laboral, no referencial teórico da Psicologia Social do Trabalho. Apresentaremos o trabalho realizado em três grupos semidirigidos com estudantes concludentes do curso de Psicologia da UFC, um presencial em 2019 e dois virtuais em 2020. As experiências dos participantes têm sido de sofrimento, angústia, incerteza e medo quanto ao futuro laboral, além de sentimentos de desamparo, despreparo e vulnerabilidade acentuados pelo contexto da Covid-19. Ressaltamos a importância de espaços de acolhimento e reflexão sobre esse momento de transição; da elaboração de planos de inserção laboral contextualizados; e da construção de redes de apoio para o enfrentamento das dificuldades apresentadas por esse público, principalmente neste contexto pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Nascimento Coelho, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha; professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Brasil; vice-coordenadora do Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA-UFC); coordenadora dos projetos de extensão “Na Lida da Vida: orientação para o trabalho e promoção da saúde do trabalhador” e “Saúde do Trabalhador em Debate”.

Carla Jéssica de Araújo Gomes, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Marjory Sousa Ramos Teófilo, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia na Universidade Federal do Ceará, Brasil; membro do Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA/UFC).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2018, 18 dez. 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 14 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde.. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. UNA-SUS, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 28 jun. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERNARDO, M. H. et al. A práxis da psicologia social do trabalho: reflexões sobre possibilidades de intervenção. In: COUTINHO, M. C.; FURTADO, O.; RAITZ, T. R. (org.). Psicologia social e trabalho: perspectivas críticas. Florianópolis: Edições do Bosque, 2015. p. 16-39.

COELHO, R. N.; AQUINO, C. A. B. Inserção laboral, juventude e precarização. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 9, n. 18, p. 275-289, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v9n18/v9n18a07.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

COELHO, R. N.; ESTRAMIANA, J. L. A.; LUQUE, A. G. Juventud alargada y trabajo: desafíos del mundo laboral en las experiencias de jóvenes brasileños y españoles. Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 417-427, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000400008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 jun. 2021.

COUTINHO, M. C.; BERNARDO, M. H.; SATO, L. (org.). Psicologia social do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2017.

DIAS, M. S. L.; SOARES, D. H. P. Planejamento de carreira: uma orientação para estudantes universitários. São Paulo: Vetor, 2009.

LIMA, R. C. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, 2020. Doi: 10.1590/S0103-73312020300214. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/nyq3wrt8qpWFsSNpbgYXLWG/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2021.

LUZ, F.; LEVANDOWSKI, D. C. A formatura e a inserção no mercado de trabalho: expectativas e sentimentos de formandas em Psicologia. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 47, p. 61-72, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20153. Acesso em: 15 jun. 2021.

MEDRADO, B.; SPINK, M. J. P.; MELLO, R. P. Diários como atuantes em nossas pesquisas: narrativas ficcionais implicadas. In: SPINK, M. J. P. et al. A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014. p. 274-294.

ORGANIZACIÓN INTERNACIONAL DEL TRABAJO (OIT). Frente a la pandemia: garantizar la seguridad y salud en el trabajo. Genebra: OIT, 2020. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_protect/---protrav/---safework/documents/publication/wcms_742732.pdf. Acesso em: 5 jul. 2021.

SILVA, M. F. S. A psicologia (social) do trabalho sendo revisitada através das atividades de extensão do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA, 4., 2005, Salvador, 2005. Anais [...]. Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2005.

SOLIGO, A. F. et al. Formação em psicologia: estágios e avaliação psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, p. 1-18, 2020. Doi: 10.1590/1982-3703003243432. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/mw94RSM57sDVRyG33J4CyTD/?lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

COELHO, R. N. .; GOMES, C. J. de A.; TEÓFILO, M. S. R. Projeto “Na Lida da Vida”: relato de experiência de orientação para o trabalho com estudantes concludentes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Revista Em Extensão, [S. l.], p. 134–150, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-62500. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62500. Acesso em: 25 maio. 2022.