Projeto “Na Lida da Vida”

relato de experiência de orientação para o trabalho com estudantes concludentes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62500

Palabras clave:

Estudantes concludentes, Orientação para o trabalho, Psicologia

Resumen

Este texto apresenta experiências desenvolvidas no projeto de extensão “Na Lida da Vida: orientação para o trabalho e promoção da saúde do trabalhador”, que envolve docentes e discentes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA/UFC). O projeto, criado em 2019, visa promover ações de orientação para o trabalho e de prevenção e promoção em saúde do trabalhador ao público de jovens em processo de inserção laboral, no referencial teórico da Psicologia Social do Trabalho. Apresentaremos o trabalho realizado em três grupos semidirigidos com estudantes concludentes do curso de Psicologia da UFC, um presencial em 2019 e dois virtuais em 2020. As experiências dos participantes têm sido de sofrimento, angústia, incerteza e medo quanto ao futuro laboral, além de sentimentos de desamparo, despreparo e vulnerabilidade acentuados pelo contexto da Covid-19. Ressaltamos a importância de espaços de acolhimento e reflexão sobre esse momento de transição; da elaboração de planos de inserção laboral contextualizados; e da construção de redes de apoio para o enfrentamento das dificuldades apresentadas por esse público, principalmente neste contexto pandêmico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Raquel Nascimento Coelho, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha; professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Brasil; vice-coordenadora do Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA-UFC); coordenadora dos projetos de extensão “Na Lida da Vida: orientação para o trabalho e promoção da saúde do trabalhador” e “Saúde do Trabalhador em Debate”.

  • Carla Jéssica de Araújo Gomes, Universidade Federal do Ceará

    Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará, Brasil.

  • Marjory Sousa Ramos Teófilo, Universidade Federal do Ceará

    Graduada em Psicologia na Universidade Federal do Ceará, Brasil; membro do Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA/UFC).

Referencias

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2018, 18 dez. 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 14 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde.. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. UNA-SUS, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 28 jun. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERNARDO, M. H. et al. A práxis da psicologia social do trabalho: reflexões sobre possibilidades de intervenção. In: COUTINHO, M. C.; FURTADO, O.; RAITZ, T. R. (org.). Psicologia social e trabalho: perspectivas críticas. Florianópolis: Edições do Bosque, 2015. p. 16-39.

COELHO, R. N.; AQUINO, C. A. B. Inserção laboral, juventude e precarização. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 9, n. 18, p. 275-289, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v9n18/v9n18a07.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

COELHO, R. N.; ESTRAMIANA, J. L. A.; LUQUE, A. G. Juventud alargada y trabajo: desafíos del mundo laboral en las experiencias de jóvenes brasileños y españoles. Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 417-427, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000400008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 jun. 2021.

COUTINHO, M. C.; BERNARDO, M. H.; SATO, L. (org.). Psicologia social do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2017.

DIAS, M. S. L.; SOARES, D. H. P. Planejamento de carreira: uma orientação para estudantes universitários. São Paulo: Vetor, 2009.

LIMA, R. C. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, 2020. Doi: 10.1590/S0103-73312020300214. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/nyq3wrt8qpWFsSNpbgYXLWG/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2021.

LUZ, F.; LEVANDOWSKI, D. C. A formatura e a inserção no mercado de trabalho: expectativas e sentimentos de formandas em Psicologia. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 47, p. 61-72, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20153. Acesso em: 15 jun. 2021.

MEDRADO, B.; SPINK, M. J. P.; MELLO, R. P. Diários como atuantes em nossas pesquisas: narrativas ficcionais implicadas. In: SPINK, M. J. P. et al. A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014. p. 274-294.

ORGANIZACIÓN INTERNACIONAL DEL TRABAJO (OIT). Frente a la pandemia: garantizar la seguridad y salud en el trabajo. Genebra: OIT, 2020. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_protect/---protrav/---safework/documents/publication/wcms_742732.pdf. Acesso em: 5 jul. 2021.

SILVA, M. F. S. A psicologia (social) do trabalho sendo revisitada através das atividades de extensão do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA, 4., 2005, Salvador, 2005. Anais [...]. Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2005.

SOLIGO, A. F. et al. Formação em psicologia: estágios e avaliação psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, p. 1-18, 2020. Doi: 10.1590/1982-3703003243432. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/mw94RSM57sDVRyG33J4CyTD/?lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2021.

Publicado

2021-10-29

Cómo citar

COELHO, Raquel Nascimento; GOMES, Carla Jéssica de Araújo; TEÓFILO, Marjory Sousa Ramos. Projeto “Na Lida da Vida”: relato de experiência de orientação para o trabalho com estudantes concludentes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 134–150, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-62500. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62500. Acesso em: 22 dec. 2025.