Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) e as contribuições da extensão universitária para a sociedade

um relato de vivência

Autores

  • Jamile Bezerra Cantalice Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • João Alves do Nascimento Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Michelle Christini Araújo Vieira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Adriana de Fátima Meira Vital Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62472

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação popular, Ações sustentáveis

Resumo

O presente relato objetiva descrever a experiência extensionista do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR), cujas atividades foram realizadas em escolas públicas e comunidades rurais para ampliar o diálogo sobre a educação em solos, práticas conservacionistas e transição agroecológica. Essa ação de extensão universitária está alocada no Campus da Universidade Federal de Campina Grande, no município de Sumé, microrregião do Cariri, Paraíba. O PASCAR e seus projetos trabalham de maneira dialógica, com atividades lúdicas e participativas, que envolvem palestras interativas, exposições temáticas, feiras, programa de rádio, oficinas e rodas de prosa. Ao longo de dez anos, o PASCAR tem sido destaque nas ações da extensão universitária popular, podendo se verificar que já criou uma vertente de identidade do Campus e dos acadêmicos, assim como uma forte presença nas comunidades para além dos muros da instituição, por fortalecer os laços da universidade com a realidade local, quebrando a visão dualista e cartesiana ainda reinante, destacando-se como elo permanente entre Universidade e Comunidade, com ampla relevância interdisciplinar, educativa, cultural, social, científica e política para os cursos de graduação em Agroecologia, Engenharia de Biossistemas e Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Jamile Bezerra Cantalice, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

João Alves do Nascimento Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Psicologia (Psicologia Social e Saúde) pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Adriana de Fátima Meira Vital, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Educação em Solos; coordenadora do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR).

Referências

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Publicado

30-10-2021

Como Citar

CANTALICE, J. B.; NASCIMENTO JUNIOR, J. A. do; VIEIRA, M. C. A.; VITAL, A. de F. M. Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) e as contribuições da extensão universitária para a sociedade: um relato de vivência. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 254–264, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-62472. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62472. Acesso em: 3 dez. 2024.