Ensino de pensamento computacional para alunos do ensino básico usando Computação Desplugada e Scratch

Autores

  • Amanda Karollyne Monteiro Rodrigues Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez
  • Ana Paula Mundim Silva Escola Estadual Gregoriano Canedo
  • Murillo Guimarães Carneiro Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-2915-8990

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n22021-62305

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Computação desplugada, Informática na educação, Scratch

Resumo

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, portanto, torna- se um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem, com possibilidade de adoção não apenas em contextos específicos de cunho tecnológico, mas também em diversas outras áreas. Mais do que isso, ela tem se consolidado como um forte instrumento de transformação social, capaz de assegurar oportunidades de reflexão, atuação e desenvolvimento em vários aspectos. O ensino do Pensamento Computacional (PC) apresenta-se como um valioso artifício no desenvolvimento de várias habilidades cognitivas cruciais para lidar com a tecnologia, tais como raciocínio lógico, criatividade, inovação, resolução de problemas de forma rápida e diversificada, entre outros. Com o objetivo de levar o PC aos estudantes do ensino fundamental de Monte Carmelo-MG, foram desenvolvidas duas oficinas sobre os conceitos da Computação Desplugada e do Scratch, as quais foram ministradas aos alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública. Como resultado, conseguimos promover um engajamento dos discentes acerca do funcionamento e da construção de tecnologias computacionais e também contribuir para uma melhoria das relações interpessoais dos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Karollyne Monteiro Rodrigues, Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez

Aluna de ensino médio na Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez, Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil; bolsista de iniciação científica júnior do CNPq.

Ana Paula Mundim Silva, Escola Estadual Gregoriano Canedo

Aluna de ensino médio na Escola Estadual Gregoriano Canedo, Monte Carmelo, Minas Gerais; bolsista de iniciação científica júnior do CNPq.

Murillo Guimarães Carneiro, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, Brasil, com período sanduíche em University of Surrey, Inglaterra; professor adjunto da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; coordenador do grupo de pesquisa Artificial and Machine Intelligence in Networks (AINet).

Referências

ANDRADE, M.; SILVA, C.; OLIVEIRA, T. Desenvolvendo games e aprendendo matemática utilizando o Scratch. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 12., São Paulo, 2013. Proceedings [...]. São Paulo: Mackenzie, 2013. p. 260-263, 2013. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/cultura/Culture-5_short.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.

FRANÇA, R. S.; AMARAL, H. J. C. Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, Porto Alegre, 2013. Anais [...]. Bento Gonçalves: SBC, 2013. Doi: 10.5753/cbie.wie.2013.179. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2646. Acesso em: 15 maio 2021.

MOREIRA, J. A.; MONTEIRO, W. M. O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 546-555, 2018. Doi: 10.22456/1679-1916.89272. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89272. Acesso em: 15 maio 2021.

OLIVEIRA, M. et al. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22., 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2014, p. 239-248. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/10978. Acesso em: 12 maio 2021.

REIS, E. F. A. et al. Jovens Programadores: ensino de programação e robótica para alunos do ensino básico de Monte Carmelo-MG. In: WORKSHOP DE ENSINO EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO, 2018, Fortaleza, 2018. Anais [...]. Bento Gonçalves: SBC, 2018. p. 649-658. Doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.649. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/8287. Acesos em: 15 maio 2021.

RODRIGUES, S.; ARANHA, E.; SILVA, T. R. Computação desplugada no ensino de programação: uma revisão sistemática da literatura. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE), Porto Alegre, 2018. Anais [...]. Bento Gonçalves: SBC, 2018. Doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.417. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7998. Acesso em:

RODRIGUES, S. S. Computação desplugada no ensino fundamental I: uma experiência metodológica numa escola pública na Paraíba. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação à Distância) – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15755?locale=pt_BR. Acesso em: 5 maio 2021.

RODRIGUEZ, C. et al. Pensamento computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, Porto Alegre, 2015. Anais [...]. Bento Gonçalves: SBC, 2015. Doi: 10.5753/cbie.wie.2015.62. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4992. Acesso em:

SANTOS, E. R. et al. Estímulo ao pensamento computacional a partir da computação desplugada: uma proposta para educação infantil. RELATEC, Extremadura, v. 15, n. 3, 2016. Doi: 10.17398/1695-288X.15.3.99. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/2584. Acesso em: 10 fev. 2021.

SANTOS, G. et al. Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: algoritmos desplugados. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, Porto Alegre, 2015. Anais [...]. Bento Gonçalves: SBC Doi: 10.5753/cbie.wie.2015.246. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5030. Acesso em: 5 maio 2021.

VALENTE, J. A. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 864-897, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29051. Acesso em: 10 fev. 2021.

VIEIRA, A.; PASSOS, O.; BARRETO, R. Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada. 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/um-relato-de-experiencia-do-uso-da-tecnica-computaao-desplugada. Acesso em:

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://cacm.acm.org/magazines/2006/3/5977-computational-thinking/fulltext. Acesso em:

ZAHARIJA, G.; MLADENOVIĆ, S.; BOLJAT, I. Introducing basic programming concepts to elementary school children. Procedia: Social and Behavioral Sciences, [s. l.], v. 106, p. 1576, 2013. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.12.178. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042813048015. Acesso em:

ZANETTI, H. A. P. et al. Proposta de ensino de programação para crianças com scratch e pensamento computacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v. 4, n. 1, p. 43-58, 2017. Doi: 10.20396/tsc.v4i1.14484. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14484. Acesso em: 18 mar. 2021.

Downloads

Publicado

18-01-2022

Como Citar

RODRIGUES, A. K. M.; SILVA, A. P. M.; CARNEIRO, M. G. Ensino de pensamento computacional para alunos do ensino básico usando Computação Desplugada e Scratch. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 228–240, 2022. DOI: 10.14393/REE-v20n22021-62305. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62305. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)