Ensino de pensamento computacional para alunos do ensino básico usando Computação Desplugada e Scratch

Autores

  • Amanda Karollyne Monteiro Rodrigues Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez
  • Ana Paula Mundim Silva Escola Estadual Gregoriano Canedo
  • Murillo Guimarães Carneiro Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-2915-8990

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n22021-62305

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Computação desplugada, Informática na educação, Scratch

Resumo

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, portanto, torna- se um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem, com possibilidade de adoção não apenas em contextos específicos de cunho tecnológico, mas também em diversas outras áreas. Mais do que isso, ela tem se consolidado como um forte instrumento de transformação social, capaz de assegurar oportunidades de reflexão, atuação e desenvolvimento em vários aspectos. O ensino do Pensamento Computacional (PC) apresenta-se como um valioso artifício no desenvolvimento de várias habilidades cognitivas cruciais para lidar com a tecnologia, tais como raciocínio lógico, criatividade, inovação, resolução de problemas de forma rápida e diversificada, entre outros. Com o objetivo de levar o PC aos estudantes do ensino fundamental de Monte Carmelo-MG, foram desenvolvidas duas oficinas sobre os conceitos da Computação Desplugada e do Scratch, as quais foram ministradas aos alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública. Como resultado, conseguimos promover um engajamento dos discentes acerca do funcionamento e da construção de tecnologias computacionais e também contribuir para uma melhoria das relações interpessoais dos envolvidos.

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Biografia do Autor

Amanda Karollyne Monteiro Rodrigues, Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez

Aluna de ensino médio na Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez, Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil; bolsista de iniciação científica júnior do CNPq.

Ana Paula Mundim Silva, Escola Estadual Gregoriano Canedo

Aluna de ensino médio na Escola Estadual Gregoriano Canedo, Monte Carmelo, Minas Gerais; bolsista de iniciação científica júnior do CNPq.

Murillo Guimarães Carneiro, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, Brasil, com período sanduíche em University of Surrey, Inglaterra; professor adjunto da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; coordenador do grupo de pesquisa Artificial and Machine Intelligence in Networks (AINet).

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Publicado

2022-01-18

Como Citar

RODRIGUES, A. K. M.; SILVA, A. P. M.; CARNEIRO, M. G. Ensino de pensamento computacional para alunos do ensino básico usando Computação Desplugada e Scratch. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 228–240, 2022. DOI: 10.14393/REE-v20n22021-62305. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62305. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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