As ações extensionistas do projeto "Solo na Escola UENP" em tempos de atividades remotas

Autores

  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-60891

Palavras-chave:

Ensino, Pedologia, Escola

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar ações do projeto de extensão “Solo na Escola UENP”, cuja intenção é a de promover a educação em solos, realizadas no período de dezembro de 2019 a dezembro de 2020. Para tanto, foram feitos levantamentos e discussão de trabalhos relativos à educação em solos, além de elaboração, divulgação e implementação de ações extensionistas relativas ao solo. A equipe do projeto foi composta por uma docente, monitores vinculados ao curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná e docentes de outras instituições de ensino superior. Participaram das ações do projeto professores e estudantes da Educação Básica e a comunidade em geral. As ações do projeto foram desenvolvidas, com exceção da primeira, todas em ambiente virtual. Ocorreram, por meio de videoconferências no Google Meet, as atividades síncronas, como palestras, minicursos e grupos de estudo, enquanto as redes sociais, como o Instagram e o YouTube, foram as plataformas de publicação e divulgação de diferentes materiais didáticos e práticas pedagógicas sobre o solo. Observou-se a mobilização e a sensibilização do público-alvo e da comunidade em geral em relação às várias temáticas ligadas ao solo.

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Biografia do Autor

Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil; professora titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio, Brasil.

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Publicado

30-10-2021

Como Citar

OLIVEIRA, J. G. R. de. As ações extensionistas do projeto "Solo na Escola UENP" em tempos de atividades remotas. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 240–253, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-60891. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/60891. Acesso em: 2 jan. 2025.