Desenvolvendo habilidades por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

a experiência da “Vivência em Gestão”

Autores

  • Gabriel Machado Braido Universidade do Vale do Taquari
  • Samuel Martim de Conto Universidade do Vale do Taquari
  • Bernardete Bregolin Cerutti Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-58483

Palavras-chave:

Gestão, Habilidades, Ensino, Pesquisa, Extensão

Resumo

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão gera uma formação acadêmica ampliada e integrada, tão necessária para atender novos modelos e formas de gestão que emergem na sociedade contemporânea. Por isso, este estudo procurou identificar a contribuição do componente curricular denominado “Vivência em Gestão” no desenvolvimento das habilidades previstas no projeto pedagógico dos cursos da área de gestão da Universidade do Vale do Taquari. A revisão da literatura contempla um olhar para as habilidades sociais e as contribuições do tripé universitário no desenvolvimento de saberes. O desenvolvimento do artigo apresenta, também, a descrição da referida vivência em gestão. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa aplicada, composta por estudantes e gestores de empresas incubadas. Para atender ao objetivo proposto, a pesquisa valeu-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Na análise dos dados, os resultados comprovam que os três conjuntos de atividades práticas realizadas no componente curricular contribuíram significativamente para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos participantes. Assim, a visão estratégica, a empatia e relacionamento interpessoal e a formação de equipe foram apontadas pelos estudantes como as habilidades mais desenvolvidas durante a vivência em gestão. Da mesma forma, houve relevantes contribuições dos estudantes para as empresas envolvidas no estudo, sobretudo na gestão das áreas financeira e logística.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Machado Braido, Universidade do Vale do Taquari

    Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor adjunto na Universidade do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Samuel Martim de Conto, Universidade do Vale do Taquari

    Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor assistente na Universidade do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Bernardete Bregolin Cerutti, Universidade do Vale do Taquari

    Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; professora assistente da Universidade do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

30-06-2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

BRAIDO, Gabriel Machado; CONTO, Samuel Martim de; CERUTTI, Bernardete Bregolin. Desenvolvendo habilidades por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão : a experiência da “Vivência em Gestão”. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 57–75, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-58483. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/58483. Acesso em: 14 mar. 2025.