Desenvolvendo habilidades por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
a experiência da “Vivência em Gestão”
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-58483Palavras-chave:
Gestão, Habilidades, Ensino, Pesquisa, ExtensãoResumo
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão gera uma formação acadêmica ampliada e integrada, tão necessária para atender novos modelos e formas de gestão que emergem na sociedade contemporânea. Por isso, este estudo procurou identificar a contribuição do componente curricular denominado “Vivência em Gestão” no desenvolvimento das habilidades previstas no projeto pedagógico dos cursos da área de gestão da Universidade do Vale do Taquari. A revisão da literatura contempla um olhar para as habilidades sociais e as contribuições do tripé universitário no desenvolvimento de saberes. O desenvolvimento do artigo apresenta, também, a descrição da referida vivência em gestão. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa aplicada, composta por estudantes e gestores de empresas incubadas. Para atender ao objetivo proposto, a pesquisa valeu-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Na análise dos dados, os resultados comprovam que os três conjuntos de atividades práticas realizadas no componente curricular contribuíram significativamente para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos participantes. Assim, a visão estratégica, a empatia e relacionamento interpessoal e a formação de equipe foram apontadas pelos estudantes como as habilidades mais desenvolvidas durante a vivência em gestão. Da mesma forma, houve relevantes contribuições dos estudantes para as empresas envolvidas no estudo, sobretudo na gestão das áreas financeira e logística.
Downloads
Referências
ABRANTES, J. A pedagogia empresarial nas organizações que aprendem. 2. ed. Wak: Rio de Janeiro, 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. 19. ed. Vozes: Petrópolis-RJ, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/https://saude.gov.br/. Acesso em: 28 jun. 2020.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2013.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília: Unesco, 2010. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
DUTRA, J. S. (org.). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001.
FARIAS, M. C. M.; SOARES, L. R.; FARIAS, M. M. Ensino, pesquisa e extensão: histórico, abordagem, conceitos e considerações. Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20564. Acesso em: 15 abr. 2021.
FONSECA, R. C. V. Métodos do trabalho científico. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
GIL, C. A. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LEITE, D.; LIMA, E. G. S. (org.). Influências da avaliação no conhecimento produzido pelos pesquisadores em redes de pesquisa. Porto Alegre: Sulina, 2012.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookmann, 2006.
MOITA, F. M. G. da S. C; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, 2009. Doi: 10.1590/S1413-24782009000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gmGjD689HxfJhy5bgykz6qr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio do curso de administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 1996.
SANTOS, M. P. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, Curitiba, v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5141/514151728002.pdf. Acesso em: 8 abr. 2021.
SÍVERES, L. (org.). A extensão universitária como princípio de aprendizagem. In: COSTA, A. A. C.; BAIOTTO, C. R.; GARCES, S. B. B. Aprendizagem: o olhar da extensão. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 61-80.
SÍVERES, L. Princípios estruturantes da extensão universitária. In: SÍVERES, L.; MENEZES, A. L. T. (org.). Transcendendo fronteiras: a contribuição da extensão nas instituições comunitárias de ensino superior. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. p. 26-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.