Desenvolvendo habilidades por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

a experiência da “Vivência em Gestão”

Autores

  • Gabriel Machado Braido Universidade do Vale do Taquari
  • Samuel Martim de Conto Universidade do Vale do Taquari
  • Bernardete Bregolin Cerutti Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-58483

Palavras-chave:

Gestão, Habilidades, Ensino, Pesquisa, Extensão

Resumo

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão gera uma formação acadêmica ampliada e integrada, tão necessária para atender novos modelos e formas de gestão que emergem na sociedade contemporânea. Por isso, este estudo procurou identificar a contribuição do componente curricular denominado “Vivência em Gestão” no desenvolvimento das habilidades previstas no projeto pedagógico dos cursos da área de gestão da Universidade do Vale do Taquari. A revisão da literatura contempla um olhar para as habilidades sociais e as contribuições do tripé universitário no desenvolvimento de saberes. O desenvolvimento do artigo apresenta, também, a descrição da referida vivência em gestão. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa aplicada, composta por estudantes e gestores de empresas incubadas. Para atender ao objetivo proposto, a pesquisa valeu-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Na análise dos dados, os resultados comprovam que os três conjuntos de atividades práticas realizadas no componente curricular contribuíram significativamente para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos participantes. Assim, a visão estratégica, a empatia e relacionamento interpessoal e a formação de equipe foram apontadas pelos estudantes como as habilidades mais desenvolvidas durante a vivência em gestão. Da mesma forma, houve relevantes contribuições dos estudantes para as empresas envolvidas no estudo, sobretudo na gestão das áreas financeira e logística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Machado Braido, Universidade do Vale do Taquari

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor adjunto na Universidade do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil.

Samuel Martim de Conto, Universidade do Vale do Taquari

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor assistente na Universidade do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bernardete Bregolin Cerutti, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; professora assistente da Universidade do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ABRANTES, J. A pedagogia empresarial nas organizações que aprendem. 2. ed. Wak: Rio de Janeiro, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. 19. ed. Vozes: Petrópolis-RJ, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/https://saude.gov.br/. Acesso em: 28 jun. 2020.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2013.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília: Unesco, 2010. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

DUTRA, J. S. (org.). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001.

FARIAS, M. C. M.; SOARES, L. R.; FARIAS, M. M. Ensino, pesquisa e extensão: histórico, abordagem, conceitos e considerações. Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20564. Acesso em: 15 abr. 2021.

FONSECA, R. C. V. Métodos do trabalho científico. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

GIL, C. A. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.

GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEITE, D.; LIMA, E. G. S. (org.). Influências da avaliação no conhecimento produzido pelos pesquisadores em redes de pesquisa. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookmann, 2006.

MOITA, F. M. G. da S. C; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, 2009. Doi: 10.1590/S1413-24782009000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gmGjD689HxfJhy5bgykz6qr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio do curso de administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 1996.

SANTOS, M. P. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, Curitiba, v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5141/514151728002.pdf. Acesso em: 8 abr. 2021.

SÍVERES, L. (org.). A extensão universitária como princípio de aprendizagem. In: COSTA, A. A. C.; BAIOTTO, C. R.; GARCES, S. B. B. Aprendizagem: o olhar da extensão. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 61-80.

SÍVERES, L. Princípios estruturantes da extensão universitária. In: SÍVERES, L.; MENEZES, A. L. T. (org.). Transcendendo fronteiras: a contribuição da extensão nas instituições comunitárias de ensino superior. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. p. 26-50.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

BRAIDO, G. M.; CONTO, S. M. de .; CERUTTI, B. B. Desenvolvendo habilidades por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão : a experiência da “Vivência em Gestão”. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 57–75, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-58483. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/58483. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais