Práticas de extensão no ensino de Jornalismo
a experiência com a revista "Das Antigas"
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-57736Palavras-chave:
Ensino de jornalismo, Extensão, Formação universitáriaResumo
A formação acadêmica tem como base o ensino, a pesquisa e a extensão, que precisam ocorrer de maneira coordenada, visando uma formação que contemple teoria, prática, bem como investigação científica. No curso de Jornalismo, atividades de extensão oportunizam aos estudantes práticas que se aproximam daquelas que se dão na ambiência profissional. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência do projeto de extensão do referido curso na Faculdade R. Sá, a partir da perspectiva da produção de notícias, pesquisa documental e produção fotográfica, através da revista Das Antigas. Com uma abordagem qualitativa, a construção deste trabalho se deu com base em pesquisa documental e de campo. Teoricamente, o trabalho se ampara principalmente em Duarte (2012), Goulart (2004) e Sousa (2004). Os resultados evidenciam a importância e a necessidade do aprimoramento das práticas extensionistas interdisciplinares para formação do jornalista. Além disso, é uma forma de relacionar ambiente acadêmico com a sociedade.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 1º maio 2020.
BUSSELLE, M. Tudo sobre fotografia. São Paulo: Thomson, 1979.
DAS ANTIGAS. Picos: Faculdade R. Sá, edição única, 2019.
DUARTE, J. Entrevista em profundidade. In: BARROS, A. Métodos e técnicas da pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 62-64.
FERREIRA, M. S. Revista História de Picos. Picos: Faculdade R. Sá, 2018.
GOULART, A. T. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p.60-73, 2004. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/580/611. Acesso em: 21 nov. 2020.
NASCIMENTO, P. C. N. Técnicas de redação em jornalismo: o texto da notícia. São Paulo: Saraiva, 2009.
SCALZO, M. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2009.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUSA, J. P. Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
TAVARES, F. M. B. O jornalismo especializado e a especialização periodística. Estudos em Comunicação, n. 5, p. 115-133, maio 2009. Disponível em: http://www.ec.ubi.pt/ec/05/pdf/06-tavares-acontecimento.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VILAS BOAS, S. O estilo magazine: o texto em revista. São Paulo: Summus, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.