Robótica educacional

uma experiência de auxílio ao aprendizado de alunos do ensino fundamental na região da Serra Geral, Minas Gerais

Autores

  • Lívia de Fátima Silva Mendes Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Saymon Valan David Lelis Aguiar Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Joyce Meire da Silva França Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Igor Sérgio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-57366

Palavras-chave:

Robótica Educacional., Tecnologia na Educação, Raciocínio Lógico

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência da utilização da robótica modular com alunos de escolas localizadas em Minas Gerais na região da Serra Geral, cujo público-alvo foi alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental. Devido à distância que a robótica ainda apresenta por grande parte dos jovens, este trabalho teve como principal objetivo possibilitar o acesso dos estudantes à realidade dos robôs. Além disso, teve como propósito despertar nos jovens o interesse pela pesquisa aplicada, pelas áreas das ciências exatas e tecnológicas, tendo em vista não só a utilização dos conhecimentos adquiridos nas escolas de origem, mas também a realização de trabalhos em equipe e promoção de competições a fim de capacitá-los para desenvolver as seguintes habilidades: proatividade, comprometimento, empatia, respeito às diferenças, cooperação e liderança. Para tanto, foram oferecidos aos discentes encontros semanais nos quais eram trabalhadas atividades que envolviam conceitos lógico-matemáticos, desenvolvimento de algoritmos, programação em linguagem de blocos e conceitos básicos de robótica, tendo como exemplo o uso dos motores e dos sensores. Por fim, foram avaliados os resultados alcançados por meio de quizzes de lógica, competição de robótica e relatos de pais de alunos, professores e supervisores das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia de Fátima Silva Mendes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestra em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil; professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Avançado Porteirinha, Brasil.

Saymon Valan David Lelis Aguiar, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduando em Sistemas da Informação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Brasil.

Joyce Meire da Silva França, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Avançado de Porteirinha, Brasil.

Igor Sérgio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas na Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil; professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Avançado de Porteirinha, Brasil.

Referências

CAMPOS, F. R. Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108-2121, out./dez. 2017. Doi: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8778.

CÉSAR, D. R.; BONILLA, M. H. S. Robótica livre: implementação de um ambiente dinâmico de robótica pedagógica com soluções tecnológicas livres no CET CEFET em Itabirito, Minas Gerais, Brasil. In: WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 13., 2007, Rio de Janeiro, 2007. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2007. p. 240-247. Doi: 10.5753/cbie.wie.2007.%25p.

COSTA, G. KAHOOT!: um gameshow em sala de aula. 14 fev. 2016. Disponível em: http://www.giseldacosta.com/wordpress/kahoot-um-gameshow-em-sala-de-aula/. Acesso em: 31 jul. 2020.

DUTRA, B. L. et al. O uso de competições de programação e robótica como estratégias para complementação e avaliação do aprendizado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8., 2019, Brasília. Anais [...]. Brasília, 2019. Doi: 10.5753/cbie.wcbie.2019.188.

FABRÍCIO, P. R. A. M. et al. Utilização da robótica na educação: uma realidade no Município de Solânea – PB. In: NOVAS IDEIAS EM INFORMÁTICA EDUCATIVA, 19., 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2014.

FURQUIM, D. O que são metodologias ativas e como elas influenciam o ensino. Escolas Disruptivas, 13 ago. 2019. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/o-que-sao-metodologias-ativas-e-como-elas-influenciam-o-ensino. Acesso em: 29 jul. 2020.

NOEMI, D. Como a aprendizagem maker pode ser inserida na escola. Escolas Disruptivas, 9 mar. 2020. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/aprendizagem-maker/. Acesso em: 30 jul. 2020.

OBR. Manual de regras e instruções: etapa regional/estadual. 2019. Disponível em: http://www.obr.org.br/manuais/OBR2019_MP_ManualRegionalEstadual.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

ORTEGA, G. Como estimular o raciocínio lógico com a tecnologia na escola. Escolas Disruptivas, 9 mar. 2020. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/raciocinio-logico/. Acesso em: 30 jul. 2020.

PINTO, D. O. Educação no século 21: fique por dentro das particularidades e desafios. Lyceum, 10 fev. 2020. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/educacao-no-seculo-21/. Acesso em: 29 jul. 2020.

REIS, E. F. A. et al. Jovens programadores: ensino de programação e robótica para alunos do ensino básico de Monte Carmelo-MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 2018, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2018. Doi: 10.5753/cbie.wcbie.2018.649.

ROBOCORE. Regras Sumô. Santana de Parnaíba, 2008. Disponível em: https://www.robocore.net/upload/attachments/robocore__regras_sumo_165.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020.

RODRIGUES, A. M. P. et al. Robótica educativa no ensino fundamental. Revista do Seminário Mídias & Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, nov. 2015.

SÁ, A. S.; GRILLO, D. R. Kahoot!: um lúdico atual no auxílio à aprendizagem. Educação Pública, 22 jan. 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/2/kahoot-um-ldico-atual-no-auxlio-aprendizagem. Acesso em: 30 jul. 2020.

SILVA, A. F. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. 2009. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

SILVA, H. F. Robótica educacional como recurso pedagógico fomentador do letramento científico de alunos da rede pública de ensino na cidade do Recife. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Doi: 10.1590/S1517-97022005000300009.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

MENDES, L. de F. S. .; AGUIAR, S. V. D. L.; FRANÇA, J. M. da S. .; FREITAS, I. S. de O. . Robótica educacional: uma experiência de auxílio ao aprendizado de alunos do ensino fundamental na região da Serra Geral, Minas Gerais . Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 222–236, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n22020-57366. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/57366. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência