Robótica educacional
uma experiência de auxílio ao aprendizado de alunos do ensino fundamental na região da Serra Geral, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-57366Palavras-chave:
Robótica Educacional., Tecnologia na Educação, Raciocínio LógicoResumo
Este trabalho apresenta o relato de experiência da utilização da robótica modular com alunos de escolas localizadas em Minas Gerais na região da Serra Geral, cujo público-alvo foi alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental. Devido à distância que a robótica ainda apresenta por grande parte dos jovens, este trabalho teve como principal objetivo possibilitar o acesso dos estudantes à realidade dos robôs. Além disso, teve como propósito despertar nos jovens o interesse pela pesquisa aplicada, pelas áreas das ciências exatas e tecnológicas, tendo em vista não só a utilização dos conhecimentos adquiridos nas escolas de origem, mas também a realização de trabalhos em equipe e promoção de competições a fim de capacitá-los para desenvolver as seguintes habilidades: proatividade, comprometimento, empatia, respeito às diferenças, cooperação e liderança. Para tanto, foram oferecidos aos discentes encontros semanais nos quais eram trabalhadas atividades que envolviam conceitos lógico-matemáticos, desenvolvimento de algoritmos, programação em linguagem de blocos e conceitos básicos de robótica, tendo como exemplo o uso dos motores e dos sensores. Por fim, foram avaliados os resultados alcançados por meio de quizzes de lógica, competição de robótica e relatos de pais de alunos, professores e supervisores das escolas.
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