Extensão e educação socioambiental

a Convenção 169 e o direito à consulta prévia no estado do Pará

Autores

  • Ygor de Siqueira Mendes Mendonça Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Thalyta Brandão de Campos Universidade Federal do Pará
  • Estela da Conceição Gonçalves da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-57204

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Educação socioambiental, Povos e Comunidades tradicionais, Consulta prévia, Estado do Pará

Resumo

O presente trabalho busca relatar as experiências do projeto de extensão em educação socioambiental, realizado pelo Grupo de Pesquisa “Convenção 169 e o Direito à Consulta Prévia, Livre e Informada” da Liga Acadêmica Verde Cabanagem em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Pará. As atividades do grupo foram realizadas entre os anos de 2018 e 2020 e estiveram concentradas na promoção de debates, rodas de conversa e fóruns acadêmicos relacionados ao direito à consulta. A justificativa do projeto esteve relacionada com a necessidade de se promover conhecimento sobre o tema, especialmente em decorrência das recorrentes violações de direitos humanos e fundamentais de povos e comunidades tradicionais no Estado do Pará. Os encontros e os eventos realizados contribuíram significativamente para a construção de narrativas e bases teóricas de todos/as os/as participantes, encerrando suas atividades com o painel sobre direitos de povos e comunidades tradicionais no 41o Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista.

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Biografia do Autor

Ygor de Siqueira Mendes Mendonça, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Direito Socioambiental e Sustentabilidade na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil;  professor substituto na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil; coordenador do Grupo de Extensão "Educação Socioambiental: A Convenção 169 e o direito à Consulta Prévia no Estado do Pará".

Thalyta Brandão de Campos, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, Brasil; integrante do Grupo de Extensão "Educação Socioambiental: A Convenção 169 e o direito à Consulta Prévia no Estado do Pará".

Estela da Conceição Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Pará, Brasil; integrante do Grupo de Extensão "Educação Socioambiental: A Convenção 169 e o direito à Consulta Prévia no Estado do Pará".

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

MENDONÇA, Y. de S. M. .; CAMPOS, T. B. de .; SILVA, E. da C. G. da . Extensão e educação socioambiental: a Convenção 169 e o direito à consulta prévia no estado do Pará. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 101–111, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n22020-57204. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/57204. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência