“Barraquímica”

um espaço para divulgação da ciência envolvendo experimentação em Química e a formação docente

Autores

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos
  • Victor Dubas da Silva Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-9281-6290
  • Leonardo Cavanha Universidade Federal de São Carlos
  • Rafael Augusto Franco Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-56349

Palavras-chave:

Divulgação científica, Formação docente, PIBID

Resumo

Este trabalho de extensão ilustra uma alternativa lúdica para a divulgação científica em ambiente escolar para um horário alternativo aos das disciplinas. A atividade foi aplicada a mais de 750 alunos do Ensino Médio e Fundamental de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo que observaram a proposta, e esta consistia na realização de experimentos químicos em uma barraca no pátio da escola com o nome de “Barraquímica”. Os experimentos selecionados foram de fácil execução para poderem ser realizados no período de 10 minutos e abrir espaço para os questionamentos abordados no momento do intervalo. De acordo com os resultados obtidos a atividade apresentou uma grande aceitação pelos alunos e foi um fator importante para a formação acadêmica dos alunos graduandos do Curso de Licenciatura em Química.

Downloads

Biografia do Autor

  • Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos

    Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professor adjunto IV na mesma instituição, Campus Sorocaba, Brasil.

  • Victor Dubas da Silva, Universidade Federal de São Carlos

    Graduando em Química na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, São Paulo, Brasil; bolsista do programa de Residência Pedagógica (CAPES).

  • Leonardo Cavanha, Universidade Federal de São Carlos

    Graduando em Química na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, São Paulo, Brasil; bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

  • Rafael Augusto Franco, Universidade Federal de São Carlos

    Graduando em Química na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Referências

BALDUINO, V. A. P. et al. Quando a matemática e a química encontram o teatro: uma revolução pedagógica. Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 184-201, 2020. Doi: 10.14393/REE-v19n12020-50793.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2000.

BYBEE, R. W. Science education and the science-technology-society (STS) theme. Science Education, v. 71, n. 5, p. 667-683, 1987. Doi: 10.1002/sce.3730710504.

CANON, C. A. S.; PELEGRINELLI, G. Extensão universitária: o impacto de um projeto de extensão na formação profissional dos discentes na educação superior. Revista UFG, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 1-15, 2019. Doi: 10.5216/revufg.v19.59799.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 1-15.

COSTA, B. N. et al. Promoção de mostra científica para os educandos de uma escola municipal de Barreirinhas, Maranhão. Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 165-177, 2019. Doi: 10.14393/REE-v18n22019-48704.

DAPIEVE, D. F. S.; RODRIGUES, M. A. Visão de licenciandos em química sobre a divulgação científica como recurso didático no ensino de química. REnCiMA, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 369-384, 2020. Doi: 10.26843/rencima.v11i4.1417.

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n.3, p. 105-112, 2000. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gianti/files/artigos/2000/2000_092_RAUSP.PDF. Acesso em: 15 jul. 2020.

GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Experimentação no ensino de química na educação básica: uma revisão de literatura. REDEQUIM, Recife, v. 6, n. 1, p. 136-152, 2020. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2627. Acesso em: 20 jul. 2020.

MARQUES, J. B. V.; FREITAS, D. Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura. Educação em Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1.087-1.110, 2017. Doi: 10.1590/s1517-9702201701151678.

MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Science communication in Brazil: a historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 88, n. 3, p. 1.577-1.595, 2016. Doi: 10.1590/0001-3765201620150338

OLIVEIRA, J. C. As ciências no paço de d. João. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p.1, 1999. Doi: 10.1590/S0104-59701999000200009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

REIS, N. A.; MOREIRA, L. M.; SILVA, E. L. Teatro, experimentação e divulgação científica na educação básica: uma tríade possível para a alfabetização científica. REnCiMA, São Paulo v. 10, n. 1, p. 209-227, 2019. Doi: 10.26843/rencima.v10i1.1363.

STRACK, R.; LOGUERCIO, R. C.; PINO, J. C. Percepções de professores de ensino superior sobre a literatura de divulgação científica. Ciência e Educação, Bauru, v. 15, n. 4, p. 425-442, 2009. Doi: 10.1590/S1516-73132009000200012.

REIS, E. F.; SCHWARZER, C. H.; STROHSCHOEN, A. A. G. A experimentação no ensino de ciências: reações químicas no ensino fundamental. Educação Pública, v. 20, n. 9, p. 1, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/9/a-experimentacao-no-ensino-de-ciencias-r-reacoes-quimicas-no-ensino-fundamental. Acesso em: 18 ago. 2020.

ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas-SP: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

FILHO, Edemar Benedetti; SILVA, Victor Dubas da; CAVANHA, Leonardo; FRANCO, Rafael Augusto. “Barraquímica”: um espaço para divulgação da ciência envolvendo experimentação em Química e a formação docente. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 208–221, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n22020-56349. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/56349. Acesso em: 8 maio. 2025.