Mulheres “arteiras” tecendo potência

uma análise das práticas pedagógicas extensionistas

Autores

  • Stela Cristina de Godoi Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Iara Teixeira Rebouças dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Jaqueline Jordão Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-55234

Palavras-chave:

Divisão sexual do trabalho., Mulheres, Arte, Ética, Afeto

Resumo

Este escrito baseia-se na observação participante obtida pela prática extensionista, junto ao grupo de mulheres “Guerreiras do Satélite”, assistidas pelo CRAS Satélite Íris, no município de Campinas-SP. O projeto que subsidia essa reflexão desenvolve atividades socioeducativas, visando contribuir para o fortalecimento das mulheres e de seus vínculos sociais. As ações são pensadas como estratégias para o enfrentamento do insulamento das mulheres que resulta da desigualdade na divisão sexual do trabalho. Observamos que o recrutamento prematuro das meninas para os trabalhos reprodutivos, o abandono escolar e a violência doméstica privam as mulheres de ocupar espaços sociais fora do núcleo familiar. Neste sentido, as intervenções utilizam Círculos de Cultura, baseados na perspectiva freiriana de educação como prática de comunhão e liberdade, e Círculos de Trabalho Artístico, que concebe a educação como esforços conativos do corpo-mente social em sua busca por preservar-se e atualizar o bem comum. Por meio da atividade problematizadora e de reconstrução imaginativa que culminam na produção artística, buscamos ressignificar o sofrimento, despertar as paixões alegres e fortalecer um devir ético que encorajem essas mulheres a perseverar em si próprias, tecer laços de solidariedade e ocupar outros espaços sociais não prescritos pelas estruturas vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Cristina de Godoi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, Brasil; coordenadora do Projeto ARTiculadas.

Iara Teixeira Rebouças dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, Brasil.

Jaqueline Jordão, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Artes Visuais na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, Brasil; estagiária no Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD/PUC).

Referências

CARVALHO, S. M. G. de; PIO, P. M. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 98, n. 249, p. 428-445, aug. 2017. Doi: 10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2729. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/zpsDMKRZvTM3BwNSZLb8Cqp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 256 p.

HIRATA, H.; KERGOAT, D. Relações sociais de sexo e psicopatologia do trabalho. In: HIRATA, H. (org.). Nova divisão sexual do trabalho?: um olhar voltado para a empresa e a sociedade. São Paulo: Boitempo, 2002. p. 233-235.

MARTINS, J. de S. Uma sociologia da vida cotidiana: ensaios na perspectiva de Florestan Fernandes, de Wrigtht Mills e de Henri Lefebvre. São Paulo: Contexto, 2014. 224 p.

MERÇON, J. Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação. Campinas: Alínea, 2009, 167 p.

PIRES, A. Orçamento familiar e gênero: percepções do Programa Bolsa Família. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 130-161, Apr. 2012. Doi: 10.1590/S0100-15742012000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/KgzwrMHdPmXgXb6kHWv93pN/abstract/?lang=pt . Acesso em: 17 abr. 2020.

SIMIONI, A. P. Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan. Proa, Campinas, n. 2, v. 1, 2010. Disponível em: ttp://www.ifch.unicamp.br/proa/ArtigosII/anasimioni.html. Acesso em: 10 maio 2020.

ZAIDMAN, Claude. Educação e socialização. In: HIRATA, H. et al. (org.) Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora da Unesp, 2009. P. 80-84.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

GODOI, S. C. de; SANTOS, I. T. R. dos .; JORDÃO, J. Mulheres “arteiras” tecendo potência : uma análise das práticas pedagógicas extensionistas. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 3–14, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-55234. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/55234. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais