Educação do campo e a necessária superação da dualidade rural e urbana

Autores

  • Antônio Cláudio Moreira Costa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2020-54375

Palavras-chave:

Educação do campo, Movimentos sociais, Formação de professores, Rural e urbano

Resumo

Neste texto, busco apresentar alguns elementos para discutirmos a educação do campo na perspectiva de fortalecer a resistência contra a lógica capitalista que, baseada num equivocado entendimento de desenvolvimento, tenta anular as manifestações culturais, políticas, tecnológicas, ambientais e educativas existentes nos territórios camponeses. A motivação deste trabalho parte da constatação de que a educação destinada aos povos do campo, apesar das políticas públicas existentes, continua sendo marginalizada e negligenciada pela maioria dos governos estaduais e municipais. As reflexões desenvolvidas tiveram como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica e as análises de experiências desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação (GEPECC), da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia.

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Biografia do Autor

Antônio Cláudio Moreira Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil;  líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Comunicação (GEPECC/FACED/UFU).

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Publicado

01-05-2020

Como Citar

COSTA, A. C. M. Educação do campo e a necessária superação da dualidade rural e urbana. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 92–102, 2020. DOI: 10.14393/REE-2020-54375. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/54375. Acesso em: 22 dez. 2024.