Educação do campo e a necessária superação da dualidade rural e urbana
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2020-54375Palavras-chave:
Educação do campo, Movimentos sociais, Formação de professores, Rural e urbanoResumo
Neste texto, busco apresentar alguns elementos para discutirmos a educação do campo na perspectiva de fortalecer a resistência contra a lógica capitalista que, baseada num equivocado entendimento de desenvolvimento, tenta anular as manifestações culturais, políticas, tecnológicas, ambientais e educativas existentes nos territórios camponeses. A motivação deste trabalho parte da constatação de que a educação destinada aos povos do campo, apesar das políticas públicas existentes, continua sendo marginalizada e negligenciada pela maioria dos governos estaduais e municipais. As reflexões desenvolvidas tiveram como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica e as análises de experiências desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação (GEPECC), da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia.
Downloads
Referências
GHEDIN, E. (org.) Educação do campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.
INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopse-estatistica-da-educacao-basica. Acesso em: 2 fev. 2019.
MACHADO, L. M.; OLIVEIRA, R. P. Direito à educação e legislação de ensino. In: WITTMANN, C.; GRACINDO, R. V. (org.). O estado da arte em
política e gestão de educação no Brasil – 1991-1997. Brasília:
ANPAE; Campinas: Autores Associados, 2001.
MARCUZZO, J. L.; RAMOS, M. P. A definição de rural e urbano e o desenvolvimento regional: uma avaliação de diferentes metodologias de classificação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2., 2004, Santa Cruz do Sul. Anais [...]. Disponível em: https://www.unisc.br/site/sidr/2004/urbano/01.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
ORSO, P. J. Por uma educação para além do capital e por uma educação para além da escola. In: ORSO, J. P.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (org.). Educação, Estado e contradições sociais. São Paulo: Outras Expressões, 2011. p. 225-246.
VEIGA, J. E. O Brasil rural ainda não encontrou seu eixo de desenvolvimento. Revista Estudos Avançados, Brasília, v. 15, n. 43, p. 101-119, set.-dez. 2001. Doi: 10.1590/S0103-40142001000300010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.