Brinquedoteca comunitária
relato de uma experiência de extensão no contexto de um Centro de Referência em Assistência Social
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-52934Palavras-chave:
Brinquedoteca, Infância, Relações familiares, Proteção social, Inclusão socialResumo
Trata-se do relato de uma experiência de extensão da Universidade Regional de Blumenau, com parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Busca-se discutir possibilidades e desafios da extensão universitária em dispositivos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As atividades ocorreram num Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e tiveram como principal meta promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio da estruturação e consolidação de uma brinquedoteca comunitária. Ancoradas nas teorias de Winnicott sobre desenvolvimento emocional e sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, as ações envolveram alunos de graduação e bolsistas de extensão dos cursos de Psicologia e Serviço Social, além de docentes e dos profissionais do CRAS. Além de reuniões quinzenais entre os integrantes do projeto, foram realizadas cinco reuniões envolvendo a equipe do CRAS e cinco oficinas para familiares e crianças de até um mês de idade, bem como o evento I Jornada SUAS, do qual participaram profissionais do SUAS atuantes em municípios do alto Vale do Itajaí, acadêmicos e comunidade em geral. Algumas dificuldades enfrentadas durante a execução do projeto são discutidas, e são trazidas sugestões para projetos de brinquedotecas comunitárias em dispositivos da assistência social.
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