Atividades sobre malefícios do tabaco

relato de experiência

Autores

  • Igor Silva Campos Universidade Federal de Uberlândia
  • Sthephany Yamaguchi de Melo Universidade Federal de Uberlândia
  • Danielle Cristina Gonçalves Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Janaína Paula Costa da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-52736

Palavras-chave:

Saúde, Escola, Criança, Tabaco, Extensão universitária

Resumo

O objetivo deste relato é descrever a experiência dos discentes do curso de graduação em Medicina em uma ação extensionista que abordou o malefício do uso tabágico. A ação teve como público-alvo estudantes de 10 a 15 anos de idade, matriculados em uma escola pública. Os objetivos foram: compartilhar conhecimento científico sobre os malefícios do uso tabágico e sensibilizar os estudantes acerca dos danos desse hábito. No planejamento da ação, adotou-se o Arco de Maguerez, um método para conhecer a realidade dos estudantes para os quais a atividade foi preparada, além de Teatro Invisível, quizes e rodas de conversa, com intuito de abordar de forma efetiva a temática. A ação teve duração de cerca de 90 minutos e foi executada em cinco classes da escola. Observou-se que, apesar de grande parte dos estudantes ter relatado contato prévio com o tabaco, poucos sabiam os impactos negativos acarretados por esse hábito. Os estudantes demonstraram surpresa ao ouvir sobre os prejuízos oriundos do uso do tabaco para a saúde e puderam sanar dúvidas com os discentes que conduziram a ação, a qual, acredita-se, tenha colaborado para promoção de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Silva Campos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Sthephany Yamaguchi de Melo, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Danielle Cristina Gonçalves Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Janaína Paula Costa da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ABREU, M. N. S.; SOUZA, C. F.; CAIAFFA, W. T. Tabagismo entre adolescentes e adultos jovens de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: influência do entorno familiar e grupo social. Cadernos de Saúde Pública, São Paulo, v. 27, n. 5, p. 935-943. Doi: 10.1590/s0102-311x2011000500011

ALMEIDA FILHO, A. J. de et al. O adolescente e as drogas: consequências para a saúde. Esc Anna Nery [online], Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 605-610, 2007. Doi: 10.1590/S1414-81452007000400008.

BALESTRERI, S. Verdade e ética no teatro invisível. In: SIMPÓSIO DA INTERNATIONAL BRECHT SOCIETY, 1., 2013. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ppgac/wp-content/uploads/2013/10/Verdade-e-%C3%A9tica-no-Teatro-Invis%C3%ADvel.pdf . Acesso em: 27 dez. 2019.

BARRETO, S. M. et al . Exposição ao tabagismo entre escolares no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 2, p. 3.027-3.034, 2010. Doi: 10.1590/S1413-81232010000800007.

BOAL, A. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. A estratégia de ensino-aprendizagem. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018, Seção 1, p. 49 e 50.

COLOMBO, A. A. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, 2007. Doi: 10.5433/1679-0383.2007v28n2p121.

DICIONÁRIO HOUAISS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

HENNINGTON, E. A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 256-265, 2005. Doi: 10.1590/S0102-311X2005000100028.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

KUMAR, V.; ABBAS, A. K.; ASTER, J. C. Robbins patologia básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

LEAL, L. F. et al . Epidemiology and burden of chronic respiratory diseases in Brazil from 1990 to 2017: analysis for the Global Burden of Disease 2017 Study. Revista Brasileira de Epidemiologia, Rio de Janeiro, v. 23, 2020. Doi: 10.1590/1980-549720200031.

MALTA, D. C. et al. Fatores associados ao uso de narguilé e outros produtos do tabaco entre escolares, Brasil, 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, 2018. Doi: 10.1590/1980-549720180006.supl.1.

MELO, C. A. S. M.; ORLANDO, P. H. K. Análise da formação do bairro São Jorge na cidade de Uberlândia (MG). Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, Tupã, v. 1, n. 7, p. 85-97, 2013.

MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-100, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso em: 15 mar. 2020.

NASCIMENTO, I. S. et al. Portfólio de experimentos para o ensino de química básica na formação farmacêutica. Revista Arquivos Científicos, Macapá, v. 2, n. 2, p.101-110, 2019. Doi: 10.5935/2595-4407/rac.immes.v2n2p101-110.

SAMPAIO, J. et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface, Botucatu, v. 18, suppl. 2, p.1.299-1.311, 2014. Doi: 10.1590/1807-57622013.0264.

SCIELO – SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. São Paulo. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 16 out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

CAMPOS, I. S.; MELO, S. Y. de; FERREIRA, D. C. G.; SILVA, J. P. C. da. Atividades sobre malefícios do tabaco: relato de experiência. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 156–171, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n12020-52736. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/52736. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência