Resíduos sólidos e suas implicações na cidade de Imperatriz, Maranhão
uma análise da percepção ambiental de estudantes do 7º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-52001Palavras-chave:
Educação ambiental, Educação infantil, Resíduos sólidosResumo
A questão ambiental tem ocupado lugares privilegiados nas agendas dos mais variados debates científicos no universo acadêmico desde a segunda metade do século XX. São vários os impactos ambientais ocorridos nos mais distintos países do mundo decorrentes da ação antrópica. Desse modo, buscamos entender, neste artigo, os impactos ambientais presenciados no município de Imperatriz, Maranhão, sobretudo, aqueles gerados por meio de resíduos sólidos que devem ser avaliados com urgência. O objetivo deste estudo se voltou a investigar a percepção das crianças em relação à produção de resíduos sólidos gerados em suas residências. O estudo desenvolveu-se em três escolas municipais da educação infantil no município. Os procedimentos metodológicos se pautaram na adoção de questionários que foram direcionados, com o intuito de diagnosticar a percepção destes estudantes acerca da problemática dos resíduos sólidos urbanos. Os resultados mostraram a necessidade de se ampliar os debates sobre a Educação Ambiental e a importância de debater com crianças temas a respeito dos resíduos gerados em seus domicílios e da sustentabilidade ambiental. A execução deste trabalho exigiu a adoção de uma equipe interdisciplinar envolvendo profissionais de ciências ambientais e geografia.
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