O projeto “Ouvidoria Acolhidas” como instrumento para a promoção da igualdade de gênero no ensino universitário brasileiro

estudo desde a perspectiva do aprendizado dos direitos fundamentais

Autores/as

  • Ana Flávia Silva Aguilar Universidade Federal de Uberlândia
  • Beatriz Corrêa Camargo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-47405

Palabras clave:

Violência contra a mulher, Discriminação de gênero, Universidades, Projeto de extensão, Direitos fundamentais

Resumen

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância, para o ensino do Direito e a promoção de direitos fundamentais, do Projeto de Extensão “Ouvidoria Acolhidas”, desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O artigo está dividido em três partes. Inicialmente, apresenta-se o surgimento do Projeto e seu escopo. Em seguida, destacam-se as principais frentes de trabalho estabelecidas em seus dois primeiros anos de atuação, enfatizando-se a consolidação das ações para a busca de soluções jurídicas, transformações institucionais e enfretamento da desigualdade, violência e agressão de gênero na comunidade interna da Instituição, bem como a sua inserção num contexto mais amplo de criação de ouvidorias e redes de enfrentamento à violência em diversas instituições públicas de ensino do país nos últimos anos. Por fim, destacam-se os pontos positivos obtidos durante o período, estabelecendo-se a importância das atividades de extensão como meio de redução das diversas formas de agressão e violência de gênero praticadas no ambiente universitário.

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Biografía del autor/a

  • Ana Flávia Silva Aguilar, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Beatriz Corrêa Camargo, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Direito Penal pela Universidade de São Paulo, Brasil, com estágios de pós-doutorado na Universidade de Bonn, Alemanha, e na Universidade de São Paulo, Brasil; professora da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2020-01-22

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

AGUILAR, Ana Flávia Silva; CAMARGO, Beatriz Corrêa. O projeto “Ouvidoria Acolhidas” como instrumento para a promoção da igualdade de gênero no ensino universitário brasileiro: estudo desde a perspectiva do aprendizado dos direitos fundamentais. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 19–33, 2020. DOI: 10.14393/REE-v18n22019-47405. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/47405. Acesso em: 30 mar. 2025.