Conhecimento, aprendizagem e socialização da extensão no contexto do laboratório de história da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n12019-46253Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Patrimônio cultural, Extensão.Resumo
O texto tem por objetivo apresentar algumas das atividades de extensão realizadas no Laboratório de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), contextualizando as ações desenvolvidas junto às escolas públicas e privadas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, visando à conscientização junto aos alunos sobre o patrimônio cultural da capital sul-mato-grossense. A metodologia utilizada perpassou pelo método indutivo com cortes transversais, por meio de oficinas realizadas nas escolas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, ministradas pelos bolsistas e pela coordenadora do projeto de extensão, utilizando livros, multimídia, debates e acervo fotográfico. Os resultados apontam para um contato direto com a população-alvo proporcionando uma partilha de saberes, construída a partir das discussões realizadas in loco, nas quais novos conhecimentos foram apreendidos, alavancando a vontade de uma mudança de postura em relação às reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural campo-grandense e o exercício da cidadania. Quanto ao ensino-aprendizagem, os bolsistas de extensão também desenvolvem outras atividades, a saber: organização de eventos, visitas técnicas, realização de cursos, oficinas, participação de eventos e orientações de pesquisas científicas.
Downloads
Referências
ABREU, R.; CHAGAS, M. et al. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP7A, 2003. 316 p.
COSTA, R. B. Sistemas agrossilvipastoris como alternativa sustentável para a agricultura familiar. Revista Interações, Campo Grande, v. 3, n. 5, p. 25-32, set. 2002. Doi: http://dx.doi.org/10.20435/interacoes.v3i5.567.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridades: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994. 144 p.
GERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 224 p.
GRUMBERG, E. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, 2007.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2013. 222 p.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993. 288 p.
SANTOS, M. C. L. F.; CASTILHO, M. A. Rota do trem do Pantanal: o diálogo entre patrimônio e desenvolvimento local. Campo Grande: Life, 2012. 144 p.
TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1983. 291 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.