Experiência de acadêmicos de enfermagem na promoção do parto humanizado

Autores

  • Nalma Alexandra Rocha de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Brenda Kelly da Silva Monte Universidade Federal do Piauí
  • Maria Cardoso Soares Universidade Federal do Piauí
  • Inez Sampaio Nery Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel09

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Humanização da assistência, Parto humanizado, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Este texto tem como objetivo descrever a experiência de dois acadêmicos de enfermagem na assistência à mulher no trabalho de parto em uma maternidade de referência em gestação de alto risco de Teresina, Piauí, entre abril de 2014 e fevereiro de 2015, a partir do projeto de extensão “Promoção do parto e nascimento saudável”, coordenado por docentes do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foram realizadas contribuições às pacientes, tanto no que se refere a orientações educativas quanto nas intervenções diretas com o uso de tecnologias não farmacológicas para alívio da dor. O principal intuito foi transformar o momento do parto o mais fisiológico possível, com a participação ativa da mulher. As atividades desenvolvidas impulsionaram o pensamento crítico acerca da qualidade da assistência no processo de parturição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nalma Alexandra Rocha de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Especialista em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Internacional; membro efetivo do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano (NEPECHE) e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão  SIMTEC-Saúde da Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Brenda Kelly da Silva Monte, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Maria Cardoso Soares, Universidade Federal do Piauí

Especialista em Residência em  Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Piauí, Brasil; preceptora do Programa de Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Piauí, Brasil e Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Inez Sampaio Nery, Universidade Federal do Piauí

Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora associada IV da Universidade Federal do Piauí, Brasil. 

 

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

CARVALHO, N. A. R. de .; MONTE, B. K. da S. .; SOARES, . M. C. .; NERY, I. S. . Experiência de acadêmicos de enfermagem na promoção do parto humanizado. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 253–263, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_rel09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/41315. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência