Práticas cênicas com alunos surdos
troca de saberes e valorização da cultura no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel04Palavras-chave:
Teatro, Surdez, Práticas cênicas, Espaço escolar, Extensão universitáriaResumo
O presente relato destaca aspectos observados no desenvolvimento do projeto de extensão “Práticas cênicas com alunos surdos”. A partir de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo F. Cóser, o projeto visa desenvolver oficinas de teatro para os alunos dessa escola. As atividades buscam promover um espaço de expressão artística em que os participantes possam apresentar e ampliar suas capacidades criativas, refletindo sobre seu entorno por meio de práticas que engajam o lúdico e o sensível. Com o interesse no desenvolvimento de competências criativas, as propostas são desenvolvidas buscando a valorização da troca de saberes entre as acadêmicas-facilitadoras ouvintes e os alunos surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Assim, metodologias e procedimentos são destacados de modo a apresentar como práticas desenvolvidas inicialmente para e por ouvintes são transformadas para o contexto do público de alunos surdos.
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