Práticas cênicas com alunos surdos

troca de saberes e valorização da cultura no espaço escolar

Autores/as

  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-2731-1373
  • Ariane Souza de Castro Universidade Federal de Santa Maria
  • Amanda Sheron Pedrotti dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel04

Palabras clave:

Teatro, Surdez, Práticas cênicas, Espaço escolar, Extensão universitária

Resumen

O presente relato destaca aspectos observados no desenvolvimento do projeto de extensão “Práticas cênicas com alunos surdos”. A partir de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo F. Cóser, o projeto visa desenvolver oficinas de teatro para os alunos dessa escola. As atividades buscam promover um espaço de expressão artística em que os participantes possam apresentar e ampliar suas capacidades criativas, refletindo sobre seu entorno por meio de práticas que engajam o lúdico e o sensível. Com o interesse no desenvolvimento de competências criativas, as propostas são desenvolvidas buscando a valorização da troca de saberes entre as acadêmicas-facilitadoras ouvintes e os alunos surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Assim, metodologias e procedimentos são destacados de modo a apresentar como práticas desenvolvidas inicialmente para e por ouvintes são transformadas para o contexto do público de alunos surdos.

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Biografía del autor/a

  • Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora do  Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

  • Ariane Souza de Castro, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduanda em Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista do
    projeto de extensão “Práticas cênicas com alunos surdos”.

  • Amanda Sheron Pedrotti dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduanda em Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista do projeto de extensão “Práticas cênicas com alunos surdos”

Referencias

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Publicado

2018-02-28

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

BERSELLI, Marcia; CASTRO, Ariane Souza de; SANTOS, Amanda Sheron Pedrotti dos. Práticas cênicas com alunos surdos: troca de saberes e valorização da cultura no espaço escolar. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 193–201, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_rel04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/39788. Acesso em: 17 jul. 2025.