O conceito "Portas Abertas" como estratégia de interdisciplinaridade e extensão

um estudo de caso da ETEC Lauro Gomes - Extensão Tereza Delta

Autores

  • Leandro Rodrigues da Silva Escola Técnica Lauro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel03

Palavras-chave:

Portas Abertas, Administração, Interdisciplinaridade, Extensão

Resumo

Este texto descreve o evento "Portas Abertas" e sua contribuição para o processo de ensino, aprendizagem e extensão, vivenciado pelos docentes e alunos do curso técnico em Administração da ETEC Lauro Gomes - Extensão Tereza Delta, São Bernardo do Campo-SP, durante o primeiro semestre de 2017.  O evento teve como objetivo apresentar à comunidade, de forma dinâmica e interativa, a educação profissional pública,
sobretudo o curso técnico de Administração de Empresas da ETEC. Foram utilizadas apresentações como: mini palestras, exposição de projetos interdisciplinares, trabalhos de conclusão de curso e oficinas de currículos. Esse projeto contribuiu para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as áreas de gestão, desenvolvimento de práticas de trabalho em equipe, bem como a oportunidade de tornar pública as atividades desenvolvidas pela ETEC. Os resultados evidenciaram que o evento possibilitou desenvolver competências e habilidades relevantes à formação dos alunos do curso técnico de Administração; criar um ambiente de sinergia para troca de experiências entre alunos, professores e o púbico-alvo do evento; difusão da cultura de empreendedorismo, inovação e melhores práticas para posicionamento no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Rodrigues da Silva, Escola Técnica Lauro Gomes

Mestre em Gestão da Inovação pelo Centro Universitário FEI (Fundação Educacional Inaciana "Padre Sabóia de Medeiros"), São Bernardo do Campo, Brasil; analista de projetos da Agência FEI de Inovação (AGFEI) e professor  na Escola Técnica Lauro Gomes, São Bernardo do Campo, Brasil.

Referências

ANDRADE, F. R. B.; CRUZ, J. B. Juventudes e educação profissional: um estudo de caso junto aos jovens que cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico no IFCE – Campus Fortaleza. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 9, n. 3, 2017, p. 39-61. doi: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p39-61.

ARAÚJO, M. A. M. Guia de Extensão Universitária da UNESP 2012. 3. ed. São Paulo: UNESP, PROEX, 2012. Disponível em: http://unesp.br/Home/proex/guia_extensao2012.pdf. Acesso em: 30 maio 2017.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA. Plano de Curso Técnico em Administração – 2017. Disponível em: http://www.etelg.com.br/paginaete/cursos/planos/ planocurso/pc_administracao.pdf. Acesso em: 30 maio 2017.

DORE, R.; LÜSCHER, A. Educação profissional e evasão escolar. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS, 3., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. p. 197-203.

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL LAURO GOMES. Missão. Disponível em: http://www.etelg.com.br/paginaete/escola/missao.htm. Acesso em: 2 jun. 2017.

FAZENDA, I. C. A.; VARELLA, A. M. R. S.; ALMEIDA, T. T. de O. Interdisciplinaridade: tempo, espaços, proposições. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 847-862, 2014.

MOIMAZ, S. A. S. et al. Extensão universitária na ótica de acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, Londrina, v. 15, n. 4, 2016, p. 45-54. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/203. Acesso em: 7 maio 2017.

PEREIRA, L. C. Formação pedagógica para docentes da educação profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2007.

RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 141-148, mar. 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/ viewFile/494/254. Acesso em: 2 maio 2017

ROQUETE, F. F. et al. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: em busca de diálogo entre saberes no campo da saúde pública. RECOM, Divinópolis, v. 2, n. 3, 2013. Doi: http:// dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.245.

VANZIN, A. S. et al. Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de portas abertas. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 424-429, set. 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/23583. Acesso em: 10 maio 2017.

Downloads

Publicado

28-02-2018

Como Citar

SILVA, L. R. da. O conceito "Portas Abertas" como estratégia de interdisciplinaridade e extensão: um estudo de caso da ETEC Lauro Gomes - Extensão Tereza Delta. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 179–192, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/39063. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência