Projeto "Poéticas"

poesia como pensamento e educação

Autores

  • Fábio Santana Pessanha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_art02

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Poesia, Educação, Poética

Resumo

O projeto de extensão intitulado “Poéticas: Projeto de Capacitação de Professores e Formação de Leitores Literários”, vinculado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), teve por objetivo trabalhar a leitura poético-literária com professores da rede pública de ensino da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Apesar disso, o projeto não se restringiu a esse público, tanto que recebeu alunos de graduação, agentes de leitura, contadores de histórias e pessoas que se identificavam com os temas trabalhados. O método empregado foi a leitura concentrada em poemas selecionados e textos críticos, cujo diálogo empreendido se fez a partir da hermenêutica poética. Como resultado dessa ação, todos os participantes aumentaram sua produção textual e, quando professores, reinventaram suas posturas tanto em sala de aula quanto na vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Santana Pessanha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Teoria Literária na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; integrante do Núcleo  Interdisciplinar de Estudos de Poética (NIEP/UFRJ).

Referências

AZEVEDO, C. Monodrama. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. 156 p.

BACHELARD, G. Instante poético e instante metafísico. In: BACHELARD, G. O direito de sonhar. Tradução de José Américo Motta Pessanha, Jacqueline Rass, Maria Lúcia de Carvalho Monteiro e Maria Isabel Raposo. São Paulo: Difel, 1985. p. 183-189.

CASTRO, M. A. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015. 330 p.

CASTRO, M. A. Tempos de Metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. 218 p.

BARROS, M. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010. 480 p.

FOGEL, G. Homem, realidade, interpretação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015. 224 p.

FOGEL, G. Notas sobre o corpo. In: CASTRO, M. A. (Org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

FOGEL, G. O desaprendizado do símbolo (a poética do ver imediato). Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 171, p. 39-51, out. dez. 2007.

FRANCHETTI, P. Crise de verso. Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, n. 38, 2009. Disponível em: http://www.gel.org.br/ estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_46.pdf..

HEIDEGGER, M. ...poeticamente o homem habita... Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. In: HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 165-182.

LEÃO, E. C. Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991. 94 p.

LEÃO, E. C. Aprendendo a pensar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1977. 268 p.

LEMINSKI, P. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 424 p.

PAZ, O. O arco e a lira. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 347 p.

PAZ, O. A outra voz. Tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 2001. 148 p.

PESSOA, F. O eu profundo e os outros eus. 8. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. 280 p.

SISCAR, M. Poetas à beira de uma crise de versos. In: Subjetividades em devir: estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

SOUZA, E. L. L. Manoel de Barros: a poética do deslimite. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010. 140 p.

TORRANO, J. O mundo como função de musas. In: HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1992. 121 p.

WHITE, E. Dormir com Deus e um navio na língua. Fafe: Labirinto, 2001. 93 p.

Downloads

Publicado

28-02-2018

Como Citar

PESSANHA, F. S. Projeto "Poéticas": poesia como pensamento e educação . Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 25–52, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38430. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais