A extensão universitária como processo de inclusão digital e social
Projeto de Alfabetização em Informática (PAI) aplicado aos alunos da Escola Estadual Esperidião Marques, Cáceres, Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v16n12017_art03Palavras-chave:
Inclusão digital, Extensão universitária, Computador, Ensino, AprendizagemResumo
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão de inclusão digital por meio de ferramentas livres, realizado na cidade de Cáceres, Mato Grosso, no ano de 2016. O projeto foi operacionalizado por meio de cursos práticos de capacitação em informática básica, internet e redes sociais com o objetivo de incentivar a utilização de computadores e softwares livres instalados no processo de ensino-aprendizagem. Teve como público alvo alunos do ensino fundamental - 6º ao 9º ano - e contou com a participação de 72 alunos oriundos das quatro turmas da Escola Estadual Esperidião Marques. Os resultados apresentam a importância do projeto na inserção dos estudantes no uso do computador como recurso tecnológico, no dia a dia das pessoas envolvidas, incentivando-os a utilizar esse instrumento para a construção e transmissão de saberes. Tal recurso favoreceu a inclusão digital, social e pluralização do conhecimento, bem como gerou uma imagem positiva das instituições envolvidas junto à comunidade local.
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