Drogas lícitas e ilícitas
uma abordagem grupal com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v16n12017_rel03Palavras-chave:
Saúde, Educação, Adolescente, Drogas, Extensão, UniversidadeResumo
Este texto trata-se de uma intervenção extensionista oriunda dos resultados de um estudo epidemiológico de delineamento transversal, com 605 adolescentes de 13 a 16 anos. As ações de extensão tiveram como método a prática educativa grupal sobre drogas lícitas e ilícitas, com 2.012 adolescentes de 22 escolas públicas municipais e estaduais da região urbana de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil, no período de março de 2015 a fevereiro de 2016. Objetivaram realizar práticas educativas em grupo sobre drogas lícitas e ilícitas em ambiente escolar com adolescentes. A extensão e a pesquisa permitiram a compreensão do contexto em que os adolescentes estavam inseridos, por meio da comunicação mantida com eles e entre eles; conhecer o nível de informação dos adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas; proporcionar novos conhecimentos, atitudes e possibilidades na recriação da própria maneira de ser e de se cuidar. Reforçou-se que a educação é uma importante ferramenta de promoção da saúde e de prevenção de riscos e agravos, e tem um papel fundamental na formação do sujeito proativo.
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