Gincana intelectual: instrumento de ação extensionista para educação em saúde

Autores

  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Fabiana Bucholdz Teixeira Alves Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Thaís Marília Fillus Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v14n12015_rel02

Palavras-chave:

Educação. Saúde bucal. Relações comunidadeinstituição. Comportamento infantil. Promoção da saúde.

Resumo

A educação em saúde é compreendida como uma prática social que preconiza a mudança gradual na forma de pensar, sentir e agir por meio da seleção e da utilização de métodos pedagógicos participativos. Este trabalho mostra a atuação do projeto de extensão "Nós na rede: contribuições da Odontologia para educação, prevenção e manutenção da saúde", vinculado ao Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, o qual aborda a educação em saúde como requisito fundamental na prática odontológica. Em especial, expõe-se aqui uma atividade nominada Gincana Intelectual, cuja finalidade é fomentar e disseminar informações básicas relacionadas à saúde bucal, junto a crianças de oito a doze anos de idade. A competição é composta por três instrumentos lúdicos, os quais visam proporcionar uma atividade prazerosa e, ao mesmo, tempo educativa. Os resultados alcançados permitem concluir que esta forma de atividade lúdica expõe-se como meio facilitador do
compartilhamento de informações e do motivar crianças em busca de condutas mais saudáveis concernentes à saúde bucal.

Downloads

Biografia do Autor

  • Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutora em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista

  • Fabiana Bucholdz Teixeira Alves, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

    Doutora em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo, professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

  • Thaís Marília Fillus, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Graduanda em Odontologia na Universidade Estadual de Ponta Grossa, participante do projeto

Referências

ANTUNES, M. P. F. Avaliação da percepção das crianças e conhecimento dos educadores frente à saúde bucal, dieta e higiene. Pesq Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 79-85, jan./abr., 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica. Saúde Bucal. Departamento de Atenção Básica, Brasília, 2006.

_____. Ministério da Saúde. Caderno de educação popular e saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Brasília, 2007.

_____. Ministério da Saúde. Política nacional de humanização. Brasília, 2013. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/ arquivos/pdf/doc_base.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2014.

CHOU, T. T. A. Avaliação do conhecimento e comportamento dos pacientes em tratamento odontológico em relação à cárie, doença periodontal e higiene bucal. Rev Pós Grad, Brasília v. 18, n. 3, p. 140-147, 2011.

DALLABONA, S. R.; MENDES S. M. S. O lúdico na educação infantil. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, Florianópolis, v. 1, n. 4, p. 107-112, jan./mar., 2004.

FADEL, C. B.; BORDIN, D.; LANGOSKI, J. E. A educação como prática viabilizadora da saúde bucal. Revista do Instituto de Ciências da Saúde, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 136-140, 2013.

GAZZINELLI, M. F. et al. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 200-206, jan./fev., 2005.

MASTRANTONIO, S. S.; GARCIA, P. P. N. S. Programas educativos em saúde bucal: Revisão de literatura. J Bras Odontopediatr Odontol Bebê, Curitiba, v. 5, n. 25, p. 215-222, mai./jun, 2002.

MIALHE, F. L., CUNHA, R. G. O. B., J

RIBEIRO, K. S. Q. S. A experiência na extensão popular e a formação acadêmica em fisioterapia. Caderno CEDES, Campinas, v. 29, n. 79, set./dez., 2009.

SICARI, A. A. et al. Psicologia e educação popular: uma estratégia de promoção da saúde. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 135-146, jan./jun., 2014.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

BERGER FADEL, Cristina; BUCHOLDZ TEIXEIRA ALVES, Fabiana; FILLUS, Thaís Marília. Gincana intelectual: instrumento de ação extensionista para educação em saúde. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 106–115, 2015. DOI: 10.14393/REE_v14n12015_rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/31192. Acesso em: 3 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)