Estudo epidemiológico e da qualidade da água em uma escola de ensino fundamental do município de Uberlândia, Minas Gerais: aspectos ambientais e sociais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_art05Palavras-chave:
Saúde ambiental, Saneamento básico, Educação ambiental, Qualidade da água.Resumo
Este estudo objetivou conscientizar alunos, pais e profissionais de
uma escola da rede pública municipal de Uberlândia, Minas Gerais,
sobre a importância da preservação e do tratamento adequado da
água. A qualidade da água da escola foi atestada por meio de análise
bacteriológica de coliformes totais e fecais. O estudo epidemiológico
foi realizado mediante aplicação de questionário às famílias dos
alunos, com alcance de 604 pessoas. Palestras de educação ambiental
e distribuição de uma cartilha informativa foram atividades realizadas
com os alunos da escola. Não foi observada a presença de coliformes
fecais nas amostras analisadas, porém uma delas apresentou resultado
positivo para coliformes totais na água do bebedouro avaliada no mês
de dezembro. A concentração encontrada foi baixa (7 NMP/100
mL) e deveu-se provavelmente à baixa frequência de higienização
da caixa d'água, que só ocorre no final do ano. Também não foi
encontrada nenhuma relação entre o histórico de ocorrência de
diarreia nas famílias e a renda per capita familiar ou associação com
hábitos de higiene pessoal e alimentar tais como: tipo de utensílio
utilizado para filtragem da água, frequência e forma de higienização
da caixa d'água ou forma de lavagem dos alimentos ingeridos crus. O
resultado encontrado foi atribuído às boas condições de saneamento
do município de Uberlândia. A promoção da educação ambiental foi
realizada com êxito e teve repercussão positiva entre os pais, alunos e
profissionais da escola, reforçando a importância da relação ensinoextensão
para a comunidade.
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