Uma perspectiva em extensão universitária: programa de educação tutorial PET-Biomecânica

Autores

  • Marcelo de Maio Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v14n12015-rel01

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial (PET). Postura corporal. Educação física escolar.

Resumo

O presente texto pretende apresentar as ações do PET-Biomecânica, criado em 2011 e vinculado ao Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com sede na cidade de Petrolina-PE. O PET-Biomecânica é composto por doze alunos bolsistas coordenados por um professor tutor. O foco principal de suas ações incide na prevenção de déficits posturais e na adoção da postura correta, e seu público-alvo são alunos do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de educação, além de seus professores e pais e/ou responsáveis. A metodologia empregada é composta por ciclos de palestras, avaliações físicas e posturais dos escolares, a pesagem de mochilas, a aplicação de um questionário sobre a percepção da postura corporal e o desenvolvimento semanal de programas de exercícios físicos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), coordenar do projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilíbrio corporal, coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Integrante do corpo docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha desde 2012.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.473, de 27 de junho de 2002. Institui a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, vinculada ao Ministério da Educação, com sede na cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 27 de jun. 2002.

_____. Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial-PET. Brasília, DF, dez. 2006.

CANDOTTI, C. T.; NOLL, M.; ROTH, E. Avaliação do peso e do modo de transporte do material escolar em alunos do ensino fundamental. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 100-106, 2012.

FERREIRA, E. A. et al. Quantitative assessment of postural alignment in young adults based on photographs of anterior, posterior, and lateral views. Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics, Lombard, v. 34, n. 6, ago. 2011.

FREITAS, P. C. de; DUARTE, E. R. Programa de Educação Tutorial: o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na construção de uma nova graduação. Extramuros, Petrolina, v. 2, n. 2, p. 36-42, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos. univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/viewFile/391/223>. Acesso em: 20 dez. 2014.

GELDHOF, E. et al. Back posture education in elementary schoolchildren: a 2-year follow-up study. European Spine Journal, Berlin, v. 16, n. 6, p. 841-850, set. 2007.

NOGUEIRA, M. P. (Org.). Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: Fórum Nacional de Pró- Reitores de Extensão das Universidades Públicas/UFMG, 2000, p. 193.

OLIVEIRA, C. H. Qual é o papel da extensão universitária? Algumas reflexões acerca da relação entre universidade, políticas públicas e sociedade. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2004.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 3-15, 2005. Disponível em: < http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/186>. Acesso em: 20 dez. 2014.

SACCO, I. C. N. et al. Confiabilidade da fotogrametria em relação à goniometria para avaliação postural de membros inferiores. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 5, p. 411-417, set/ out. 2007.

Downloads

Publicado

06-06-2015

Como Citar

DE MAIO NASCIMENTO, M. Uma perspectiva em extensão universitária: programa de educação tutorial PET-Biomecânica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 91–105, 2015. DOI: 10.14393/REE-v14n12015-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/28633. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência