Fazer-saber: reflexões sobre a função acadêmica da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v14n12015_art01Palavras-chave:
Extensão universitária. Saber-fazer. Formação acadêmica. Experiência.Resumo
 A realização de oficina terapêutica em saúde mental como projeto de extensão proposta aos sujeitos que apresentam graves transtornos mentais, usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mostrou a importância que essa experiência clínica-institucional apresenta para uma formação acadêmica multidimensional, que transcende uma mera aquisição de conhecimento técnico-científico. Nesse sentido, os resultados acadêmicos obtidos nessa ação extensionista permitiu a discussão sobre a posição e a função da extensão universitária no processo de ensino, de construção de conhecimentos e de sua contribuição social. Desse modo, este estudo pretende refletir sobre o impacto das atividades extensionistas na formação do aluno, tentando resgatar a discussão sobre as relações entre o fazer e o saber. Após discutir as considerações teóricas, chegou-se à conclusão que o fazer-saber está diretamente implicado na construção de uma ciência em que seja possível formar e transformar, sendo fiel ao compromisso da Universidade no processo de formação crítica e emancipadora dos sujeitos e da sociedade.
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