Fazer-saber: reflexões sobre a função acadêmica da extensão universitária

Autores

  • Emilse Terezinha Naves Universidade Federal de Goiás (Regional Catalão)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v14n12015_art01

Palavras-chave:

Extensão universitária. Saber-fazer. Formação acadêmica. Experiência.

Resumo

 A realização de oficina terapêutica em saúde mental como projeto de extensão proposta aos sujeitos que apresentam graves transtornos mentais, usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mostrou a importância que essa experiência clínica-institucional apresenta para uma formação acadêmica multidimensional, que transcende uma mera aquisição de conhecimento técnico-científico. Nesse sentido, os resultados acadêmicos obtidos nessa ação extensionista permitiu a discussão sobre a posição e a função da extensão universitária no processo de ensino, de construção de conhecimentos e de sua contribuição social. Desse modo, este estudo pretende refletir sobre o impacto das atividades extensionistas na formação do aluno, tentando resgatar a discussão sobre as relações entre o fazer e o saber. Após discutir as considerações teóricas, chegou-se à conclusão que o fazer-saber está diretamente implicado na construção de uma ciência em que seja possível formar e transformar, sendo fiel ao compromisso da Universidade no processo de formação crítica e emancipadora dos sujeitos e da sociedade.

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Biografia do Autor

Emilse Terezinha Naves, Universidade Federal de Goiás (Regional Catalão)

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília, professora adjunta IV da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

12-08-2015

Como Citar

NAVES, E. T. Fazer-saber: reflexões sobre a função acadêmica da extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 9–29, 2015. DOI: 10.14393/REE-v14n12015_art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/28113. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais