UTILIZAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE CULTIVO E MANEJO DE HORTALIÇAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SAUDÃVEL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v13n12014_rel05Palavras-chave:
Boas Práticas. Cultivo de hortaliças. Alimentação Saudável.Resumo
A horta inserida no ambiente escolar não se restringe à produção de alimentos, ela pode ser usada e trabalhada como uma estratégia de informação e capacitação nos temas relacionados com a educação ambiental, alimentar e nutricional de toda a comunidade envolvida. Na zona rural, sobretudo para alunos de comunidades de baixa renda, a qualidade da alimentação favorece o bem-estar dos alunos e contribui para a melhoria da aprendizagem. O projeto promoveu uma interação entre discentes da Universidade Federal de Uberlândia e a comunidade da Escola Municipal Rural Alvarenga Peixoto, em Tupaciguara-MG, promovendo a troca de informações, experiências e difusão de conhecimentos técnicos e científicos. Na implantação da horta, várias espécies de olerícolas ricas em nutrientes foram escolhidas para o plantio. A divulgação e a utilização de boas práticas de cultivo e manejo de hortaliças, a forma como se dá o preparo do solo, o manuseio de sementes e mudas, o acompanhamento do processo de germinação, os cuidados para a manutenção da área cultivada e o desenvolvimento de valores relacionados às questões ambientais tornaram-se uma ampliação do conhecimento adquirido em sala de aula pelos alunos de todas as séries do ensino fundamental da escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-07-2014
Como Citar
VASCONCELOS, M. da G.; VIEIRA, S. de S.; RODRIGUES, V. W. B. UTILIZAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE CULTIVO E MANEJO DE HORTALIÇAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SAUDÃVEL. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 61–69, 2014. DOI: 10.14393/REE-v13n12014_rel05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/23752. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.