Extensão universitária: a visão de acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_art01Palavras-chave:
Extensão universitária, Ações extensionistas, Políticas públicas, Formação acadêmica.Resumo
No Brasil, houve um aumento no recurso financeiro disponibilizado para programas e projetos de extensão, saindo de 6 milhões, em 2008, para 70 milhões de reais em 2011. Essa situação representa um marco na política de fomento a atividades extensionistas nas universidades públicas brasileiras. Diante destas considerações iniciais, observamos que o artigo em questão, resulta de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção de acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), acerca da extensão universitária. Os sujeitos foram 46 discentes com experiência em ações extensionistas vinculadas ao Núcleo Extensionista Rondon UDESC. A coleta de dados se deu por meio de questionário e foram analisados com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin, revelando as categorias: Ação para comunidades carentes; Ação acadêmica para a comunidade; Ação de troca de saberes entre universidade e comunidade; Ação político-social. Esses dados permitem um avanço na percepção da extensão como ação político-social, em resposta às necessidades das demandas da comunidade (prioritariamente as mais carentes). Embora, num primeiro momento, a extensão tenha o intuito de levar informação para a comunidade, depara-se com um contexto social enriquecido de saberes, desvelando-se assim, como uma "via de mão dupla" para a sistematização desses saberes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03-01-2014
Como Citar
SANTOS, A. B.; ABIB, S. W.; SANTOS, V. M. M.; SOUZA, S. S.; GOMES, N. P. Extensão universitária: a visão de acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 9–22, 2014. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/22609. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.