A disseminação do software livre GCompris em oficinas para crianças em atividade de reabilitação cognitiva

Autores

  • Gilmário Barbosa dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Janine Kniess Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Juliane Cristine Koerber Reis AACD
  • Eliane Korn AACD
  • Cleide Aparecida Hoffmann Bernardes AACD

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_rel09

Palavras-chave:

Software Livre, Reabilitação Cognitiva

Resumo

Este texto relata a experiência de disseminação do Software Livre, realizada pelo grupo de extensão Colmeia do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O conceito de Software Livre é brevemente discutido, bem como as atividades do grupo Colmeia, de onde são destacados os relatos das oficinas para divulgação do Software Livre educacional, denominado GCompris. Essas oficinas ocorreram durante o ano de 2012, nas dependências da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Joinville, e tiveram como público alvo as crianças em reabilitação cognitiva, atendidas pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Joinville-SC, bem como seus pais e cuidadores.

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Biografia do Autor

Gilmário Barbosa dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor na área de Eng da Computação

Janine Kniess, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Computação, professora adjunta DCC/UDESC

Juliane Cristine Koerber Reis, AACD

Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento, psicóloga

Eliane Korn, AACD

Especialista em Psicopedagogia, pedagoga

Cleide Aparecida Hoffmann Bernardes, AACD

Especialista em Psicopedagogia, pedagoga

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Publicado

20-12-2013

Como Citar

SANTOS, G. B. dos; KNIESS, J.; REIS, J. C. K.; KORN, E.; BERNARDES, C. A. H. A disseminação do software livre GCompris em oficinas para crianças em atividade de reabilitação cognitiva. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 188–194, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_rel09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/21727. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência