Projeto piloto: considerações de alunos do ensino fundamental sobre método de educação alimentar

Autores

  • Margareth Xavier da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Joana Dias da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aki Uehara Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Emília Cristina Benevides de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Anna Paola Trindade Rocha Pierucci Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cristiana Pedrosa Melo Porto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_art04

Palavras-chave:

Nutrição, Alimentação, Saúde, Aprendizado. escola, escolares

Resumo

A escola é considerada o espaço para desenvolvimento de vários saberes, dentre os quais, temas ligados à saúde. A adoção de práticas educativas com os escolares é necessária, pois as crianças vêm adquirindo o padrão alimentar dos adultos, com maior ingestão de alimentos ultraprocessados. Contudo, as atividades educativas devem ocorrer de forma participativa, a fim de favorecer o aprendizado e a adesão dos sujeitos ao conteúdo proposto, e esses sujeitos podem compartilhar suas opiniões a respeito da metodologia aplicada, por meio de grupos focais, técnica de coleta de dados em pesquisa qualitativa. Participaram desse estudo 125 estudantes matriculados no 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental em um Centro Integral de Educação Pública, com idades entre oito e dez anos. Foram realizadas atividades para educação alimentar por meio de oficinas culinárias, gincanas e um lanche coletivo, utilizando-se material didático para a abordagem de temas ligados a grupos de alimentos e alimentação saudável. Os estudantes participaram de um grupo focal no final do projeto, o que possibilitou a oportunidade de exposição dos conteúdos desenvolvidos durante as oficinas e as gincanas. A maioria das turmas demonstrou ter obtido bom aproveitamento no que diz respeito ao aprendizado. Outros estudos relativos à importância da alimentação para a qualidade de vida poderão ser desenvolvidos com a participação de toda a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Nutrição, do Instituto de Nutrição Josué de Castro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2014-01-02

Como Citar

SILVA, M. X. da; COSTA, J. D. da; UEHARA, A.; FREITAS, E. C. B. de; PIERUCCI, A. P. T. R.; PORTO, C. P. M. Projeto piloto: considerações de alunos do ensino fundamental sobre método de educação alimentar. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 51–63, 2014. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/21603. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais