Saúde na escola: o que é certo ou errado quando se trata de postura?

Autores

  • Andressa Sartori Somekawa Universidade Federal de São Paulo
  • Fernanda Flávia Cockell Universidade Federal de São Paulo
  • Larissa Baraçal Bordon Universidade Federal de São Paulo
  • Natália Novaes Pavani Araújo Universidade Federal de São Paulo
  • Gabriel Tavares da Motta Esperança Universidade Federal de São Paulo
  • Aline Suelen Pires Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_rel10

Palavras-chave:

Crianças, Saúde Escolar, Postura

Resumo

Este trabalho relata a experiência do Programa Saúde na Escola (PSE) com crianças de 7 a 11 anos de idade, as quais fazem parte do projeto de extensão "Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra", localizado na cidade de Santos. O trabalho tem como objetivo construir, junto com os alunos envolvidos, práticas favoráveis à postura corporal, por meio de um novo conceito de saberes. Ou seja, as trocas de conhecimento e experiências interdisciplinares permitem a melhor apropriação da informação. Assim, o coletivo passa também a ser responsável por sua saúde, tendo a opção de evitar certas posturas, que adotadas por longos períodos, podem causar desconforto ou mesmo serem nocivas à saúde, além de identificar precocemente possíveis problemas posturais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Andressa Sartori Somekawa, Universidade Federal de São Paulo
    Acadêmica de Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. ex-bolsista PIBEX do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Membro do grupo de pesquisa
  • Fernanda Flávia Cockell, Universidade Federal de São Paulo
    Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Coordenadora do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Fisioterapeuta formada pela FCMMG, mestre e doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar, Pós-doutora em Sociologia pela UFSCar
  • Larissa Baraçal Bordon, Universidade Federal de São Paulo
    Acadêmica de Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Ex-Bolsista PIBEX do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Membro do grupo de pesquisa
  • Natália Novaes Pavani Araújo, Universidade Federal de São Paulo
    Acadêmica de Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. ex-bolsista PBEX do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Membro do grupo de pesquisa
  • Gabriel Tavares da Motta Esperança, Universidade Federal de São Paulo
    Fisioterapeuta, formado pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Ex-bolsista PBEX do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Membro do grupo de pesquisa
  • Aline Suelen Pires, Universidade Federal de São Carlos
    Socióloga, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar, bolsista FAPESP. Membro do grupo de pesquisa

Downloads

Publicado

20-12-2013

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

SOMEKAWA, Andressa Sartori; COCKELL, Fernanda Flávia; BORDON, Larissa Baraçal; ARAÚJO, Natália Novaes Pavani; ESPERANÇA, Gabriel Tavares da Motta; PIRES, Aline Suelen. Saúde na escola: o que é certo ou errado quando se trata de postura?. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 195–204, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_rel10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20872. Acesso em: 15 jun. 2025.