Diagnóstico Social Comunitário: experiências e encontros

Autores

  • Cristina Fioreze Universidade de Passo Fundo/UPF
  • Clenir Maria Moretto Universidade de Passo Fundo/UPF
  • Henrique Fonseca UPFTV
  • Taís Rizzotto UPFTV
  • Analu Mirelle Bernardi Universidade de Passo Fundo/UPF
  • Camila Bottesini Universidade de Passo Fundo/UPF

Palavras-chave:

diagnóstico social comunitário, vulnerabilidade social, metodologia participativa.

Resumo

O texto relata a experiência do projeto de extensão Educação e Cidadania, da Universidade de Passo Fundo (UPF), universidade comunitária situada ao norte do estado do Rio Grande do Sul. O projeto resulta de uma parceria entre o Curso de Serviço Social e a UPFTV- canal de televisão universitária da UPF, parceria do Canal Futura. A experiência relatada trata do processo de elaboração de um Diagnóstico Social Comunitário junto a oito vilas, loteamentos e bairros de Passo Fundo que congregam populações em situação de vulnerabilidade e risco social. O estudo foi motivado pela necessidade de mapear e dar visibilidade às problemáticas sociais vividas pelas comunidades, além da identificação das potencialidades existentes, partindo do ponto de vista dos próprios moradores. Para a elaboração foi utilizada metodologia participativa e priorizou-se a coleta de informações de caráter qualitativo a respeito de temáticas como saúde, educação, habitação, lazer, segurança, trabalho e meio ambiente. Os encontros realizados em cada uma das comunidades foram transformados em programas televisivos, veiculados na grade de programação da UPFTV. Os resultados do diagnóstico transformaram-se em livro e apontam para uma série de situações de violação de direitos vivenciadas pelos moradores, com destaque para o não acesso ao direito à cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo/UPF

Graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul/RS (1997-2001); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo/RS (2002-2004); Professora do Curso de Serviço Social da UPF e extensionista da Universidade desde 2004.

Downloads

Publicado

2013-02-14

Como Citar

FIOREZE, C.; MORETTO, C. M.; FONSECA, H.; RIZZOTTO, T.; BERNARDI, A. M.; BOTTESINI, C. Diagnóstico Social Comunitário: experiências e encontros. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 11, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20846. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência