Diagnóstico Social Comunitário: experiências e encontros
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n22012-20846Palavras-chave:
diagnóstico social comunitário, vulnerabilidade social, metodologia participativa.Resumo
O texto relata a experiência do projeto de extensão Educação e Cidadania, da Universidade de Passo Fundo (UPF), universidade comunitária situada ao norte do estado do Rio Grande do Sul. O projeto resulta de uma parceria entre o Curso de Serviço Social e a UPFTV- canal de televisão universitária da UPF, parceria do Canal Futura. A experiência relatada trata do processo de elaboração de um Diagnóstico Social Comunitário junto a oito vilas, loteamentos e bairros de Passo Fundo que congregam populações em situação de vulnerabilidade e risco social. O estudo foi motivado pela necessidade de mapear e dar visibilidade às problemáticas sociais vividas pelas comunidades, além da identificação das potencialidades existentes, partindo do ponto de vista dos próprios moradores. Para a elaboração foi utilizada metodologia participativa e priorizou-se a coleta de informações de caráter qualitativo a respeito de temáticas como saúde, educação, habitação, lazer, segurança, trabalho e meio ambiente. Os encontros realizados em cada uma das comunidades foram transformados em programas televisivos, veiculados na grade de programação da UPFTV. Os resultados do diagnóstico transformaram-se em livro e apontam para uma série de situações de violação de direitos vivenciadas pelos moradores, com destaque para o não acesso ao direito à cidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cristina Fioreze, Clenir Maria Moretto, Henrique Fonseca, Taís Rizzotto, Analu Mirelle Bernardi, Camila Bottesini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.