Educação em saúde na sala de espera: uma abordagem sobre amamentação

Autores

  • Simone Silva Santos Universidade de Brasília
  • Norrama Araujo Santos Universidade Federal de Goiás
  • Marise Ramos Souza Universidade Federal de Goiás
  • Ivanildes Solange da Costa Barcelos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n12013_rel08

Palavras-chave:

Educação em saúde. Aleitamento. Comunicação. Enfermagem.

Resumo

Este trabalho relata a experiência do projeto de extensão "Educação em saúde na sala de espera: uma abordagem sobre amamentação", realizado por alunas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em salas de espera de dez unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF), no Município de Jataí-GO, no qual se promoveu educação em saúde sobre o tema "amamentação e desmame precoce", entre os meses de novembro de 2010 e fevereiro de 2011. O objetivo foi contribuir para a qualidade de vida de crianças e mães, além de proporcionar uma formação integral, crítica, reflexiva e técnico-científica das graduandas envolvidas. Foram aplicados o método participativo e as técnicas de ensino, por meio de atividades educativas, para o público de mulheres gestantes, que aguardavam a consulta pré-natal, e mães de crianças de até dois anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Silva Santos, Universidade de Brasília

Discente do 5 semestre do Curso de Enfermagem, Faculdade Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Atuou em vários projetos de pesquisa e extensão na Universidade Federal de Goiás nos anos de 2009 à 2011, e atualmente participa de projetos e grupos de estudos na Universidade de Brasília.

Norrama Araujo Santos, Universidade Federal de Goiás

Discente do 7° semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás

Marise Ramos Souza, Universidade Federal de Goiás

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (UFG-CAJ). Graduada em enfermagem e obstetrícia pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Vinculada ao Programa de Educação Tutorial do curso de Enfermagem UFG

Ivanildes Solange da Costa Barcelos, Universidade Federal de Goiás

Docente do curso de Enfermagem e de Biomedicina da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (UFG-CAJ). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestrado e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela UFU. Vinculada aos grupos de pesquisa: Multidisciplinaridade e Saúde

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

SANTOS, S. S.; SANTOS, N. A.; SOUZA, M. R.; BARCELOS, I. S. da C. Educação em saúde na sala de espera: uma abordagem sobre amamentação. Revista Em Extensão, Uberlândia, MG, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n12013_rel08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20831. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)