Conhecimento local e percepção da natureza como ferramenta de educação ambiental em comunidades vizinhas ao Parque Estadual do Rio Preto, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n22012-20823Palavras-chave:
Educação ambiental, Percepção ambiental, Unidade de conservação, Parque Estadual do Rio PretoResumo
A criação de unidades de conservação muitas vezes gera conflitos com as comunidades vizinhas que se sentem prejudicadas pela perda de acesso aos recursos naturais e pela frequente falta de valorização da sabedoria tradicional das mesmas. A Educação Ambiental, por ser um processo de aquisição de consciência, conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação para agir e resolver problemas ambientais, é fundamental para reverter esse cenário. O estudo de percepção ambiental desenvolvido em duas comunidades vizinhas ao Parque Estadual do Rio Preto, localizado na região do Alto Jequitinhonha, Minas Gerais, diagnosticou os conhecimentos, sentimentos e carências de seus moradores. O diagnóstico mostrou que, de maneira geral, é ausente a visão de que o homem é parte integrante da natureza. Também se verificou que o conhecimento sobre o Parque é limitado, que muitos moradores se sentem prejudicados com sua implantação e que gostariam de receber mais informações e incentivos para visitarem o Parque. As informações obtidas foram utilizadas na elaboração um material educativo em formato de calendário para ampla distribuição entre os moradores das comunidades vizinhas ao Parque. O material, além de transmitir informações úteis, desperta sentimentos de orgulho, pertencimento e admiração pela natureza, aspectos essenciais para a formação de cidadãos mobilizados para a conservação da mesma.
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Copyright (c) 2017 Natália Viveiros Salomão, Alexsander Araújo Azevedo, Maíra Figueiredo Goulart
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