Saberes docentes relativos à prática de calcular no processo de formação continuada de profissionais que atuam no ensino fundamental

Autores

  • Arlindo José de Souza Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Grazielle Eloísa Balduino Universidade Federal de Uberlândia
  • Myrtes Dias da Cunha Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n12013_art02

Palavras-chave:

Formação continuada. Saberes docentes. Ensino-aprendizado de matemática. Ensino fundamental.

Resumo

O presente trabalho discute aspectos de um curso de formação continuada de professores do Ensino Fundamental, denominado "Mídias nas Aulas de Matemática". A cultura do cálculo é milenar, tendo início a partir do momento em que o homem começa a se relacionar uns com outros e a juntar objetos, há milhões de anos atrás. Neste trabalho, buscamos apresentar o curso de formação continuada e como surgiu o tema "cultura do cálculo"; procuramos conhecer os significados e sentidos do cálculo desde a sua origem até os tempos atuais; tentamos entender os diferentes instrumentos de calcular, que permitem ao aluno aprender as operações básicas da Matemática e mostrar potencialidades de saberes que compõem uma cultura do cálculo produzida coletivamente por professores da rede municipal, de escolas particulares, pesquisadores e estudantes da licenciatura. Durante a realização desse curso, compreendemos que não basta ser a favor ou contra o uso da calculadora ou outras técnicas de cálculo, é preciso compreender o que são tais instrumentos, desmistificando-os e, a partir daí, definir caminhos didático-metodológicos a serem desenvolvidos com os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

SOUZA JUNIOR, A. J. de; BALDUINO, G. E.; CUNHA, M. D. da. Saberes docentes relativos à prática de calcular no processo de formação continuada de profissionais que atuam no ensino fundamental. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n12013_art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20818. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais