Meu corpo, minha fortaleza: uma relação entre anatomia humana e saúde

Autores

  • Hyorrana Priscila Pereira Pinto Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Amauri Pierucci Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n12013_rel14

Palavras-chave:

Anatomia humana. Sistemas morfológicos. Saúde. Corpo humano.

Resumo

Este texto trata-se de um relato elaborado a partir de um projeto de extensão, cujo objetivo foi apresentar a alunos do ensino fundamental de uma escola de Diamantina-MG os sistemas morfológicos do corpo humano, correlacionando-os a temas ligados à saúde, hábitos saudáveis e prevenção de doenças. Inicialmente, foi realizado um breve histórico a respeito da Anatomia Humana, bem como a conceituação de educação em saúde. Em seguida, aplicou-se um questionário específico aos sujeitos da pesquisa, o qual direcionou os conteúdos morfológicos que seriam abordados. Em seguida, foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas com enfoque nos assuntos ora propostos, no âmbito do Laboratório de Anatomia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), fornecendo aos participantes uma maior abordagem em ações educativas e preventivas pertinentes ao seu cotidiano. Observou-se que a atividade prática associada ao conteúdo teórico facilitou o processo de ensino-aprendizagem. Quando acrescido o conhecimento sobre danos e ações preventivas, juntamente ao da educação em saúde, minimizou-se a ideia de não vulnerabilidade que os adolescentes possuem. Ainda, espera-se que atividades educativas nesta fase do desenvolvimento dos alunos envolvidos na pesquisa possam trazer benefícios futuros a sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hyorrana Priscila Pereira Pinto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2011) . Tem experiência na área de Morfologia , com ênfase em Anatomia.

Amauri Pierucci, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Atualmente é professor de Anatomia Humana nível Adjunto II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o qual ministra aulas de Anatomia Humana e Neuroanatomia para diversos Cursos da área da Saúde. Como pesquisador, estuda a técnica de tubulização e implante de biomateriais no reparo de nervo periférico e cultura de células da glia.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

PINTO, H. P. P.; PIERUCCI, A. Meu corpo, minha fortaleza: uma relação entre anatomia humana e saúde. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n12013_rel14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20812. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência