Programa de acolhimento, tratamento e controle de pacientes com disfunção temporomandibular e dor orofacial: experiência de seis anos

Autores

  • Natássia Cristina Martins Oliveira
  • Naila Aparecida de Godoi Machado Mestre em Clínica Odontológica Integrada pela Faculdade de Odontologia da Univ
  • Ana Flávia Carvalho Siqueira Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia
  • Paulo Cézar Simamoto-Júnior Professor do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde d
  • Marlete Ribeiro Silva Professora da Área de Oclusão, Prótese Fixa e Materiais Odontológicos da Fac
  • Alfredo Júlio Fernandes-Neto Professor da Área de Oclusão, Prótese Fixa e Materiais Odontológicos da Facu

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v11n12012-20726

Palavras-chave:

Extensão

Resumo

Embora grande parte da população apresente ao menos um sinal ou sintoma de Disfunção Temporomandibular (DTM), um dos importantes desafios que a profissão odontológica enfrenta é capacitar os dentistas para diagnóstico e tratamento de pacientes com essas desordens. Para superar tal dificuldade, foi criado o Programa de acolhimento, tratamento e controle de pacientes com DTM e dor orofacial (PRODAE) na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo deste estudo é apresentar o PRODAE sob a perspectiva da extensão por meio de um levantamento no banco de dados do programa, referente ao período de janeiro/2005 a abril/2011, a fim de conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos em relação ao número, gênero, faixa etária e procura por outros profissionais devido a queixa de DTM. Foram atendidos 466 pacientes, sendo 265 aptos ao tratamento oferecido pelo programa e 176 não aptos. Dos pacientes aptos, 81% eram do gênero feminino, 69,7% tinham entre 21-50 anos de idade e 55% haviam procurado outro profissional por causa da DTM. Este estudo reforça a importância da valorização da extensão uma vez que ela é a associação entre teoria e prática aplicadas no atendimento à comunidade e tantas vezes separadas no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-08-2012

Como Citar

OLIVEIRA, N. C. M.; MACHADO, N. A. de G.; SIQUEIRA, A. F. C.; SIMAMOTO-JÚNIOR, P. C.; SILVA, M. R.; FERNANDES-NETO, A. J. Programa de acolhimento, tratamento e controle de pacientes com disfunção temporomandibular e dor orofacial: experiência de seis anos. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/REE-v11n12012-20726. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20726. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais