A Agronomia, a disciplina de Extensão Rural e a práxis do Diagnóstico Rural Participativo: imersão ou ad-miração do mundo rural?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20705Palavras-chave:
Agronomia, disciplina de Extensão Rural, Diagnóstico Rural Participativo, educação humanitáriaResumo
O presente artigo se propõe a mostrar a importância da disciplina de Extensão Rural, bem como dos métodos participativos e dialógicos, na formação do profissional de Agronomia, nos dias atuais. Através de uma retrospectiva histórica do surgimento dos Cursos de Agronomia no Brasil, o artigo mostra os vínculos ideológicos dos mesmos com as elites agrárias. A partir desta perspectiva, e da crítica a pretensa neutralidade acadêmica, argumenta-se em favor de uma educação humanitária e progressista, que desenvolva a capacidade crítica e a reflexão do educando. Devido à sua intrínseca característica de unir teoria e prática, o uso do Diagnóstico Rural Participativo se revelou adequado aos propósitos em causa. A experiência realizada em uma turma de Extensão Rural do Curso de Agronomia (2010/I), demonstrou que o uso da metodologia em questão contribuiu para que os alunos não apenas problematizassem a sua formação, como também construíssem, de maneira criativa e inovadora, uma nova visão da realidade agrária.Downloads
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