Uso da atividade assistida por animais na melhora da qualidade de vida de idosos institucionalizados

Autores

  • Camila Franco de Carvalho Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Luciana Santos de Assis Unversidade Federal de Lavras
  • Lívia Pereira Chagas da Cunha Unversidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

animais, idosos, extensão

Resumo

Os animais fazem parte do convívio humano desde as mais antigas civilizações. Há alguns séculos essa interação passou a apresentar caráter terapêutico, mas somente nas últimas décadas teve reconhecimento científico, sendo reconhecidas as formas de Terapia Assistida por Animais e Atividade Assistida por Animais. Os idosos que se encontram em instituições apresentam sentimentos de abandono familiar e dependência de outras pessoas, o que pode afetar a auto-estima e o bem-estar. Em virtude dessa realidade, iniciou-se a realização da Atividade Assistida por Animais no Lar Augusto Silva, com objetivos de melhorar a auto-estima e a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. Por meio da utilização de animais como cães, gatos e hamsters foram desenvolvidas atividades recreativas e que promovessem distração. Após algumas sessões pode-se observar maior expressão de bem-estar, mudanças comportamentais positivas, recordação de fatos da infância, dentre outros. Concluiu-se, após os resultados, que o uso de animais como modalidade terapêutica promove benefícios para a saúde física e mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Franco de Carvalho, Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Professora Auxiliar da area de Clínica Médica de Pequenos Animais do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí.

Luciana Santos de Assis, Unversidade Federal de Lavras

Médica veterinária autônoma, especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais

Lívia Pereira Chagas da Cunha, Unversidade Federal de Lavras

Médica Veterinária autônoma, especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais

Downloads

Publicado

2011-12-01

Como Citar

CARVALHO, C. F. de; ASSIS, L. S. de; CUNHA, L. P. C. da. Uso da atividade assistida por animais na melhora da qualidade de vida de idosos institucionalizados. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 10, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20677. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência