Uso da atividade assistida por animais na melhora da qualidade de vida de idosos institucionalizados
Palavras-chave:
animais, idosos, extensãoResumo
Os animais fazem parte do convívio humano desde as mais antigas civilizações. Há alguns séculos essa interação passou a apresentar caráter terapêutico, mas somente nas últimas décadas teve reconhecimento científico, sendo reconhecidas as formas de Terapia Assistida por Animais e Atividade Assistida por Animais. Os idosos que se encontram em instituições apresentam sentimentos de abandono familiar e dependência de outras pessoas, o que pode afetar a auto-estima e o bem-estar. Em virtude dessa realidade, iniciou-se a realização da Atividade Assistida por Animais no Lar Augusto Silva, com objetivos de melhorar a auto-estima e a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. Por meio da utilização de animais como cães, gatos e hamsters foram desenvolvidas atividades recreativas e que promovessem distração. Após algumas sessões pode-se observar maior expressão de bem-estar, mudanças comportamentais positivas, recordação de fatos da infância, dentre outros. Concluiu-se, após os resultados, que o uso de animais como modalidade terapêutica promove benefícios para a saúde física e mental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-01
Como Citar
CARVALHO, C. F. de; ASSIS, L. S. de; CUNHA, L. P. C. da. Uso da atividade assistida por animais na melhora da qualidade de vida de idosos institucionalizados. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 10, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20677. Acesso em: 7 ago. 2022.
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.